Visite-nos em

Notícias

LEGO lança brinquedos em Braille

Sofia Rebanda

Publicado há

em

A LEGO Foundation e o Grupo LEGO apresentam construções em Braille que ajudam a ensinar o alfabeto.

O conceito que deu origem ao projeto Braille Bricks foi proposto, pela primeira vez, à LEGO Foundation em 2011. A proposta veio da Associação Dinamarquesa da Cegueira e em 2017 foi reforçada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos.

O LEGO Braille Bricks pretende adaptar os clássicos blocos coloridas para que possam ser utilizados por pessoas invisuais ou com deficiências visuais. O projeto vai ser composto, aproximadamente, por 250 tijolos Braille, com as letras do alfabeto, números entre 0-9 e símbolos matemáticos.

Os tijolos em Braille vão ser moldados com o mesmo número de studs usadas nas letras e números do alfabeto Braille. Estes serão compatíveis com os tijolos tradicionais LEGO para que seja uma ferramenta inclusiva, onde a cada tijolo é atribuído a letra ou número a que corresponde impressa, de forma a familiares, colegas e/ou professores sem necessidades especiais possam interagir nos mesmos termos.

A ideia tem vindo a ser desenvolvida em cooperação com várias associações e está a ser testada em dinamarquês, norueguês, inglês e português. O alemão, o espanhol e o francês serão testados no terceiro trimestre de 2019.

O lançamento da versão final do kit LEGO Braille Bricks está prevista para 2020. O kit vai ser distribuída gratuitamente a instituições selecionadas através da rede de parceiros nos mercados onde foi testado.

 

[Foto: Pixabay]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *