Visite-nos em

Lazer & Cultura

Desporto, literatura e teatro juntos na Serra do Montemuro

Sofia Rebanda

Publicado há

em

Ao longo de 24 quilómetros, são feitas “Caminhadas Literárias pelo Montemuro”, explorando três concelhos entre a literatura e o teatro.

A Serra do Montemuro, nos concelhos de Arouca, Cinfães, Resende, Castro Daire e Lamego, vai ser percorrida na companhia de leitura das obras de Eça de Queiroz, Aquilino Ribeiro, Abel Botelho, Amorim Girão, Joaquim Rodrigues da Cunha ou Orlando Ribeiro. A iniciativa pretende divulgar a região, ao mesmo tempo que incentiva a partilha cultural.

Neste primeiro evento do projeto, os participantes podem escolher a distância que querem percorrer e/ou a programação cultural a que querem assistir. O percurso tem um total de 24 quilómetros, mas tem duas estações intermédias com encenações teatrais. O primeiro troço tem sete quilómetros, o segundo tem 12 e o último cinco quilómetros.

A aldeia de Aveloso será uma das paragens obrigatórias para aproveitar um lanche com produtos regionais. Para esta etapa está marcado um baile serrano em que os participantes podem aprender a dança secular do Montemuro, a contradança.

As Caminhadas Literárias pelo Montemuro são organizadas pela Associação Mcher (Movimento cívico castrense de história, etnografia e regionalismo), de Castro Daire, da Associação de Defesa do Vale do Bestança, de Cinfães, e da Associação de Defesa do Vale de Cabrum (AVDRVC), de Resende. O ponto de partida da caminhada é na aldeia do Feirão, no dia 8 de junho, sábado, a partir das 9 horas.

É oferecido um cantil, para consciencializar para a importância do uso de embalagens reutilizáveis – como garrafas de água – e um bloco de notas.

As inscrições para o evento, já estão abertas e prolongam-se até dia 24 de maio. Têm um custo de 3 euros que reverte para um projeto de reflorestação na Serra do Montemouro.

Podes reservar o teu lugar através de mensagem privada na página de Facebook do projeto, aqui.

 

 

[Foto: Pixabay]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *