Visite-nos em

Notícias

XPERiMENTA UA: podes participar em shows de ciência na Universidade de Aveiro

Sofia Rebanda

Publicado há

em

O XPERiMENTA Universidade de Aveiro decorre nos dias 29 e 30 de abril e destina-se tanto a estudantes do ensino básico e secundário, como à comunidade em geral. A maior mostra anual da UA conta já com quatro mil inscritos.

Atividades “mãos na massa”, projetos interativos, shows de ciência e visitas guiadas ao campus compõem o programa do XPERiMENTA Universidade de Aveiro. Este que é o maior evento anual de demonstração de competências e potencialidades da Universidade de Aveiro (UA) decorre a 29 e 30 de abril, das 10 às 16 horas, em simultâneo com as Competições Nacionais de Ciência (CNC) promovidas pelo Projeto Matemática Ensino (PmatE) da UA.

Nas Competições Nacionais de Ciência (CNC), o Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico volta a tornar-se nuna arena de competições, onde milhares de estudantes colocam à prova os seus conhecimentos nas áreas da matemática, português, inglês, química, física, geologia, biologia e literacia financeira, depois de mais de 8000 estudantes terem participado nas CNC em Rede, a 13 de março deste ano.

Em cada um dos dois dias serão distinguidas as melhores equipas e escolas participantes nas competições. A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no palco instalado no Pavilhão Aristides Hall.

A edição de 2019 conta novamente com o apoio da UA na atribuição de prémios aos primeiros classificados das provas do ensino secundário. Os primeiros classificados da prova “Mat12”-12.º ano recebem um prémio de mérito em valor igual ao da propina aplicada na UA para o ano letivo 2019/2020. Aos primeiros classificados das provas “Mat12”-10.º e “Mat12”-11.º, GVIDA e FQuest, a UA oferecere a inscrição na Academia de Verão 2019.

Os certificados de participação de professor e aluno estão disponíveis para download na área de professores da plataforma PmatE .

O Programa CNC 2019 no dia 29 de abril tem das 8h30 ás 13 horas as Competições 2.º CEB (provas “maisMAT”, “dar@língua”, “natWEB”) e ensino secundário (provas “mat12”, “FQuest”, “GVIDA”)
No dia 30 abril, das 8h30 até ás 13 horas decorrem as Competições 1.ºCEB (provas “Nota+”, “DIZ4”) e 3.ºCEB (provas “equamat”, “dar@língua”, “fisQ”, “geoNET”)

A mostra tecnológica estará patente no Pavilhão Prof. Doutor Aristides Hall, onde também está centrada a maioria das atividades.

As visitas guiadas decorrem ás 11, 12 e 14 horas do dia 29 de abril e das 11h30 ás 14 horas no dia 30 de abril.

O evento terá ainda os shows de ciência, nas seguintes datas:

Show da Física – 29 de abril, ás 12 horas;

A Química do Amor – 29 de abril, ás 14 horas;

Química por Tabela – 29 de abril, ás 11 horas e no dia 30 de abril ás 14 horas;

Circo Matemático – 30 de abril, ás 14 horas;

– “Mestre Carbono, o Cientista” – Apresentação do livro com magia – dia 30 de abril ás 14 horas.

 

O XPERiMENTA Universidade de Aveiro conta já com quatro mil inscritos – entre grupos escolares e registados a título individual –  e é de entrada livre. Efetua a tua inscrição aqui.

 

 

 

[Fotos: XPERiMENTA e Unsplash]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *