Visite-nos em

Lazer & Cultura

Hoje comemora-se pela primeira vez o Dia do Cineclube

Sofia Rebanda

Publicado há

em

A comemoração do dia do cineclube é promovida pela Federação Portuguesa de Cineclubes e pretende celebrar a atividade cineclubista e lembrar o seu contributo histórico, social, educacional e cultural.

As festividades deste dia percorrem o país de norte a sul, passando também pelos Açores. As comemorações realizam-se até 18 de abril e já começaram no dia 12 de abril. Em vários cineclubes, promove-se o diálogo em torno do cinema e do cineclubismo. Além da exibição de cinema, este festival conta ainda com tertúlias, debates e cine-concertos.

O Dia do cineclube vem com o duplo objetivo de celebrar a fundação do primeiro cineclube a nível mundial, que surge em Paris em 14 de abril de 1907, e ao mesmo tempo celebrar o aparecimento do cineclube em atividade há mais tempo em Portugal – no dia 13 de abril de 1945 nasceu o Clube Português de Cinematografia que mais tarde acrescentou o sufixo Cineclube do Porto.

Em 14 de abril de 1907, Edmond Benoit-Lévy, diretor da revista Phono-Ciné-Gazette, anuncia a fundação do primeiro ciné-club, instalado no 5, Boulevard Montmartre, em Paris, na sede de um cinema Pathé e da futura sociedade Omnia. Este cineclube oferecia aos seus membros, um lugar de reunião, uma sala de projeção, uma biblioteca, um Boletim Oficial do Cineclube. Tinha por finalidade “trabalhar no desenvolvimento e no progresso do cinematógrafo de todos os pontos de vista”, mas “interditando toda a discussão religiosa ou política”.

Ainda enquadrado nas festividades do Dia do Cineclube, serão anunciados no dia 14 de abril, os filmes nomeados para o Prémio António Loja Neves. O evento vai ainda homenagear o cineclubista António Loja Neves e o cinema dos Países Africanos de língua oficial Portuguesa.

Podes acompanhar a agenda de comemorações aqui.

 

 

[Foto: Divulgação]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *