Visite-nos em

Desporto

Sporting e Benfica defrontam-se em jogo solidário

Sofia Rebanda

Publicado há

em

As equipas de futebol feminino dos dois clubes lisboetas vão disputar a vitória num dérbi solidário, no dia 30 de março. O jogo terá início às 16 horas, no Estádio do Restelo, e o valor dos bilhetes reverte a favor das vítimas do ciclone Idai em Moçambique.

Esta partida surge da iniciativa da Federação Portuguesa de Futebol e conta com o apoio do CF “Os Belenenses”, da Associação de Futebol de Lisboa e do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol.

Para prémio dos vencedores da disputa foi criado o Troféu Vicente Lucas, como homenagem a um jogador internacional português, nascido em Moçambique, que fez história como jogador do CF “Os Belenenses”.

O ciclone Idai provocou 557 mortos, dos quais 242 em Moçambique, 259 no Zimbabué e 56 no Maláui, balanço provisório que pode vir a ser alterado. A cidade da Beira, no centro litoral de Moçambique, foi uma das mais afetadas pelo ciclone, na noite de 14 de março.

A ONU alertou que 400 mil pessoas desalojadas necessitam de ajuda urgente, necessidades avaliadas monetariamente em mais de 40 milhões de dólares (valor superior a 35 milhões de euros).

Várias estão a ser as instituições, organizações e empresas portuguesas a oferecer apoios financeiros e a impulsionar ações de recolha de bens e fundos para ajudar os milhões de afetados, em Moçambique. É o caso da Fundação Calouste Gulbenkian – que decidiu doar 100 mil euros para a aquisição de medicamentos e outros consumíveis na área dos cuidados de saúde – e da Câmara do Porto – que resolveu doar 100 mil euros para a reconstrução do hospital da Beira e disponibilizar apoio de equipas pós-catástrofe.

A 2 de abril, vários artistas vão atuar no Teatro Capitólio, em Lisboa, num espetáculo transmitido em direto pela RTP, cujas receitas “revertem integralmente para associações que prestam assistência em Moçambique, às vítimas do ciclone Idai“. Iniciativa da cantora de origem moçambicana Selma Uamusse.

Os bilhetes do jogo, entre Sporting e Benfica, têm o custo de 2,50 euros e a sua venda está disponível a partir desta terça feira (dia 26 de março).

 

[Foto: Divulgação]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *