Visite-nos em

Lazer & Cultura

Já podes explorar o continente africano sem sair de Lisboa

Sofia Rebanda

Publicado há

em

Até ao dia 21 de abril, podes ficar a conhecer tudo sobre África sem teres de sair de Lisboa!

A exposição Contar Áfricas! encontra-se no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, e surgiu de um desafio lançado a 45 investigadores e especialistas que escolheram peças históricas e artesanais e atribuíram uma palavra que associassem a cada, explicando a sua razão, de forma a desenhar um percurso que te permite conhecer e explorar o continente africano de uma forma diversa.

O Contar Áfricas! pretende dar destaque ao continente africano ao apresentar a sua cultura tão diversificada e peculiar e as suas diferentes e muito próprias formas de organização social e política, religiosa e simbólica. É demonstrado o peso das mulheres em determinadas culturas, a música tradicional, as diferentes línguas e a sua história como os reinos e os impérios que tinham, em alguns casos com moeda própria.

Estátuas, capulanas, cerâmica, quadros, instrumentos musicais, fotografias, instrumentos de caça e muitas outras peças da História africana constituem esta mostra, que se apresenta como o resultado de um “exercício científico-museológico” cujo desafio foi contar como é verdadeiramente África – e não a visão que os portugueses tiveram de África.

Cada elemento conta uma história e incita a uma análise e reflexão por parte de cada visitante. As escolhas dos especialistas tiveram como principal objetivo o desenho de uma narrativa museológica que pretende traçar um circuito de auto-construção e de visita que não é predefinido, mas sim aberto e não-condicionado. Assim, é possível viajares por todo este continente de forma totalmente livre.

[Foto: Divulgação]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *