Visite-nos em

Em destaque

O ADN da tua Escola: Escola Gago Secundária Coutinho

Avatar

Publicado há

em

Esta é a pergunta-chave: O que torna uma escola diferente?

Serão as instalações? Os professores? Os projetos? A metodologia adotada nas aulas? Os alunos?
A Mais Educativa sabe que é um pouco de tudo isto – e ainda mais algum fator x.

No ADN desta edição, falamos com o Diretor da Escola Secundária Gago Coutinho (situada em Alverca do Ribatejo).

Em termos de projetos, quais são as principais apostas da Escola Secundária Gago Coutinho para este ano letivo?

Temos vários projetos e atividades extracurriculares desenvolvidas a pensar nos alunos. Posso falar do jornal O Gago como um bom exemplo, porque é um projeto que já tem algum tempo e onde os alunos são responsáveis pela redação de um jornal, anual, que reporte assuntos relacionados com a escola e com aquele ano letivo.
O teatro Pancadinhas também é um exemplo, por ser uma atividade cultural que já dura há mais de 20 anos na nossa escola.
Depois, em termos de cidadania e desenvolvimento cívico, temos iniciativas no âmbito da solidariedade – como a Loja da Ajuda, onde o objetivo é ajudar os alunos e encarregados de educação mais carenciados a ter acesso a roupas e comida.
Para os alunos que gostam de tecnologia, temos os Clubes de Informática e de Robótica.

A aposta no Ensino Profissional e a grande oferta educativa que possuem neste aspeto tem surgido para responder a uma maior procura pela parte dos alunos?

Temos 19 turmas de ensino profissional, divididas por vários cursos. Essa é, e vai continuar a ser, a nossa aposta. Claro que ainda existem mais alunos nos percursos científico-humanísticos, mas decidimos fortalecer a nossa variedade de opções em termos de cursos profissionais e o leque que temos disponível já é muito abrangente. Desde a mecânica e a eletricidade – que é das nossas áreas mais fortes, onde temos inclusive um protocolo com o OGMA, passando pela mecatrónica e por áreas como a Saúde, o Desporto ou as Artes.

Quais são, hoje, os principais desafios para uma escola?

O nosso principal desafio é sempre o sucesso escolar. Tentamos responder o melhor possível, às necessidade e particularidades de todos. Isto porque somos uma escola pública e importa-nos que todos os nossos alunos tenham um caminho de sucesso, não apenas aqueles que são considerados “bons”, aqueles que já têm bons resultados em termos de aproveitamento.

Em três palavras, o que se espera de um aluno que estude na Gago Coutinho?

Que seja um cidadão bem formado, com competências tanto académicas como sociais. A nossa escola dá muita primazia às regras e à disciplina, porque tudo isso importa na formação de um jovem. Queremos que saiam daqui preparados, quer para ingressarem no mercado de trabalho tão exigente e competitivo – que para terem acesso a uma formação superior.

[Foto: Unsplash]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *