Visite-nos em

Notícias

30º Congreso Internacional de ASELE acontece em Portugal

Avatar

Publicado há

em

O 30º Congreso Internacional de la Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera (ASELE) já tem data marcada: realiza-se nos dias 4, 5, 6 e 7 de setembro de 2019, no Instituto Superior de Engenharia do Politécnico do Porto.

A edição de 2019 marca um momento singular na história deste Congreso anual – que já remonta a 1989: pela primeira vez, a Junta Diretiva da ASELE decidiu levar a cabo este evento fora de Espanha e trazê-lo até Portugal – mais concretamente até ao Porto (cidade e região com fortes laços culturais com a Galiza e com Espanha). Já o país convidado deste ano é o México.

O encontro, organizado pelo Departamento de Línguas Estrangeiras da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, tem como tema Internacionalización y enseñanza del español como LE/L2: plurilingüismo y comunicación intercultural e está dividido em três linhas temáticas – o espanhol língua estrangeira (LE/L2) como língua internacional; comunicação intercultural e formação de professores e práticas pedagógicas e competência plurilingue.

A ESE IPP apoiou, desde o primeiro momento, o projeto da Unidade Técnico-Científica de Línguas Estrangeiras – que se propôs a acolher este grande congresso em setembro de 2019 no Politécnico do Porto, tendo em conta a importância do espanhol nos cursos do ensino superior e a aposta na qualidade do ensino desta língua.

Os professores de espanhol do ensino básico e secundário português que participarem podem obter uma vantagem para o seu currículo: este congresso vai estar acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua com 1 crédito/25 horas para o grupo 350.

Para as sessões plenárias, foram escolhidas personalidades indiscutíveis da área dos estudos de espanhol ligadas às grandes Universidades de todo o mundo (University of Texas, Columbia University, Universidad Autónoma Nacional de México – UNAM, Universidad de Guadalajara – México, University of Oxford, Universidad del País Vasco, entre outras) ou a importantes entidades da língua espanhola, como a Real Academia da Língua Espanhola (RAE), a Academia Mexicana da Língua Espanhola. Responsável pela sessão inaugural estará o diretor do Instituto Cervantes de Espanha. 

Prevê-se que estejam presentes cerca de 450 participantes. O programa científico realiza-se na Instituto Superior de Engenharia do Politécnico do Porto, ISEP, no Campus de Asprela, mas nos plano está ainda um programa cultural e social – em formato de cruzeiro pelo rio Douro, visita às Caves de vinho do Porto e aos locais mais emblemáticos da cidade, como a Torre dos Clérigos, os Paços do Concelho e a Sé. Tanto a sessão inaugural como as plenárias e a mesa redonda vão poder ser acompanhadas através de vídeostreaming por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo.

A Comissão Organizadora é composta por docentes e investigadores da UTC de Línguas Estrangeiras da ESE IPP, do ISCAP e da Universidade do Minho. O Presidente da ASELE, Javier Muñoz-Basols, e outros membros da Junta Diretiva vão realizar uma visita ao Porto em abril de 2019, para seguir de perto os preparativos. Serão recebidos na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto..

A ASELE- Asociación para la Enseñanaza del español como Lengua Extranjera  é uma associação fundada em 1987, em Espanha. Foi criada por um grupo de docentes universitários e de investigadores da área do ensino da língua espanhola que estavam, já na altura, preocupados com o interesse pela aprendizagem do espanhol no mundo, o crescimento deste como língua internacional e os desafios que tais fatores teriam para professores e formadores desta língua.

A patrocinar este evento estão o Politécnico do Porto, a Consejería de Educación da Embaixada de Espanha, a Universidad Autónoma Nacional de México e o Instituto Cervantes.

Datas importantes:

  • Submissão de propostas: de 15 de janeiro a 15 de março de 2019
  • Comunicação de aceitações: até 15 de abril de 2019
  • Inscrição reduzida: de 15 de janeiro a 31 de maio de 2019
  • Inscrição normal:  a partir de 1 de junho de 2019
  • Submissão de artigos para publicação no volume final*: 31 de outubro e 2019

[Foto: ASELE]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *