Visite-nos em

Look At Me

Breaking Point: Alunos finalistas do Modatex Lisboa apresentam coleções

Publicado há

em

Uma nova geração de designers de moda, recém-formada no Modatex, dará a conhecer o seu trabalho durante um Fashion Show que terá lugar no Museu Militar, em Lisboa!

Tudo acontece no próximo dia 22 de fevereiro, a partir das 18h30. Os alunos finalistas do Curso de Design de Moda do Modatex Lisboa vão apresentar as suas coleções finais em Breaking Point, o momento que assinala o final do percurso formativo iniciado em 2016 e que pretende mostrar as aptidões e competências adquiridas pelos alunos ao longo da formação.

De realçar é o papel fundamental que o Modatex tem desempenhado na afirmação da profissão de Designer de Moda em Portugal, de onde saíram nomes que hoje são referências no mundo da moda tais como Luís Buchinho, Katty Xiomara, Nuno Gama, Nuno Baltazar, Maria Gambina, Tó Simões, Rui Diniz, Patrick de Pádua, Ruben Damásio, Rita Gaspar, Diogo Gouveia, Nuno Abelho, Luis Emílio, Isidro Paiva, Helena Quinan, entre outros nomes!

“É com um enorme orgulho que vemos frequentemente o trabalho dos nossos antigos alunos ser destacado e reconhecido nacional e internacionalmente nos grandes eventos de moda. É um claro sinal da qualidade dos nossos jovens e do ensino ministrado em Portugal”, destaca José Manuel Castro, diretor do Modatex.

Os designers e as coleções

 Joana Jordão encontra na Moda uma versão melhorada de si própria. O seu processo criativo desenvolve-se com foco nas suas emoções e na necessidade de veicular mensagens através da roupa e de uma forma não-verbal, seja no seu caimento, na sua estrutura ou na sua silhueta. Emoção, movimento e frames de Eadweard Muybridge são os motes para a coleção. Um jogo entre pesos e levezas, elasticidade e firmeza, brilho e mate, plásticos ou resinados que relembram papel, quadros e fios e que remetem para uma nostalgia da infância.

Vitor Baessa trabalha enquanto designer de moda nas áreas do sportswear e do streetwear. O gosto por desporto e atividade física despertou uma enorme curiosidade pela criação de peças de roupa ligadas a estas realidades. Thats That Sport é uma coleção de menswear que procura pegar em peças básicas desportivas usadas em cada modalidade desportiva e transformá-las em peças com um design sofisticado e futurístico.

Mair acredita que a sociedade está num ponto de viragem em termos de direitos humanos e que a moda tem um papel crucial pela influência que gera. A coleção JUST AS I AM é inspirada na banda Garbage, e no novo EP que irá ser lançado em 2019. O EP chama-se Just as I am e celebra a variedade de identidades dentro do que é ser feminina. A coleção tem um mood fiel, grunge, punk, pop mas integra ainda uma componente romântica e emocional. Uma coleção feminina desviante, de básicos com um toque rude e despreocupado.

João Feitor nasceu no Alentejo e mudou-se para Lisboa com o intuito de seguir a vertente da moda. Tem um gosto especial pela confeção e pela vertente de streetwear masculino. BANSHEE é uma coleção streetwear para homem com inspiração nas inseguranças e angústias que cada um pode ter.  A principal inspiração surgiu de uma ilustração do demónio “banshee” e daí surgiu a silhueta oversize da coleção. Através de uma paleta escura, de um jogo de sobreposições e da aplicação de tiras que prendem e modificam.

 Bela Luz tem interesse e paixão pela arte em geral. A sua habilidade para criar no papel e em tecido levaram-na a concretizar o sonho de ser designer de moda. A coleção intitulada de “Drop Drape” é inspirada no movimento da lava vulcânica que, ao cair, escorrer e solidificar cria uma textura e forma ondulada. Procurou-se igualar este efeito ao movimento das peças criadas através de manipulações têxteis: sobreposições, cortes, aberturas, franzidos e fitas.

 Raquel Contreiras frequentou a licenciatura de Pintura em Belas Artes de Lisboa, mas foi em Design de Moda que encontrou um equilíbrio entre criatividade e a sua curiosidade pela exploração têxtil e material. UNTITLED serve de mote a esta coleção.  Numa ideia de abstracionismo que se expressará em padrões all over e localizados como apontamentos. Desta fusão nasce a coleção “Untitled” numa visão monocromática, onde se apresenta em degradê, tie dye e Shibori.

Silvana Pimenta é uma designer de moda, nascida no Brasil, com formação em gestão. A coleção Gaura SS\19 mostra o lado interiorizado de influência oriental e o lado mais exteriorizado referente ao estilo americano. A coleção foca-se na transformação de duas silhuetas: a silhueta minimal oriental (quimonos) e a silhueta clássica ocidental (tailored masculine). O mood ruidozo de New York e da bolsa de valores, com luzes e muita publicidade, introduz as cores fortes desta coleção- vermelhos e azuis. O mood oriental, leve e calmo, traz-nos as cores suaves e tecidos mais fluídos.

O MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios surgiu com base num protocolo celebrado entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP,I.P), a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção (ANIVEC/APIV) e a Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL). Sedeado no Porto e com delegações em Lisboa e Covilhã, polos em Barcelos, Vila das Aves e extensões em Lousada, Marco de Canaveses e Pinhel, tem como objetivo contribuir para a melhor coordenação estratégica e operacional da formação no sector, responder de forma eficaz às necessidades de qualificação, aperfeiçoamento e reconversão das pessoas e das organizações e apoiar tecnicamente a Indústria Têxtil e de Vestuário.

[Foto: Modatex]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trending

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3ExY3hNUW90YnZRIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==