Visite-nos em

Lazer & Cultura

Hello, Robot: a nova exposição do MAAT tem robots de todas as formas e feitios

Avatar

Publicado há

em

No total, falamos de mais de 200 peças de design e arte construídas com robots! Onde as podes ver? No MAAT, na zona de Belém, em Lisboa!

A exposição chama-se Hello, Robot e foi criada pelo Vitra Design Museum, na Alemanha. A inauguração aconteceu no passado 23 de janeiro, mas ainda vais a tempo de a visitar: vai estar patente até 20 de maio.

Pelas salas do MAAT estão espalhadas algumas questões, relacionadas com estes equipamentos. “Os robots podem ser nossos amigos? Podemos confiar nos robots? Os robots podem ter sentimentos?” são algumas delas, cujo intuito é deixar os visitantes a refletir sobre as evoluções tecnológicas e as implicações que essas têm no nosso quotidiano e estilo de vida.

Engana-se quem pensa que vai encontrar uma fileira toda igual de robots standard: nesta exposição há robots com várias utilidades. Desde as lides domésticas aos cuidados de saúde assistidos, passando pela participação em jogos de computador ou na indústria, o objetivo é deixar no ar a reflexão acerca das múltiplas vantagens e desvantagens das tecnologias.

Informação sobre a tecnologia avançada que já foi desenvolvida por cientistas (mas que continua desconhecida do público em geral) vai ser disponibilizada nesta Hello, Robot. Quem tiver curiosidade acerca daquilo que o futuro na área da robótica promete, tem aqui uma ótima oportunidade para se informar!

Na exposição vai estar presente um convidado especial: um robot japonês criado para prestar cuidados paliativos. Este espécime tem particularidades interessantes: além de ter uma superfície macia, dá festinhas nas costas dos doentes. Tudo para que eles se sintam acompanhados e mais confortáveis.

Alguém por aí se lembra dos tamagochis? Aqueles pequenos aparelhos que obrigavam os donos a acordar durante a noite para lhes darem comida? Também vão poder encontrar alguns por lá!

Os bilhetes para entrar no museu custam 5 euros – e é sempre uma boa sugestão para os teus planos de um fim-de-semana chuvoso!

[Foto: MAAT]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade