Visite-nos em

Notícias

Prepara-te: vem aí chuva forte e agitação marítima

Publicado há

em

Cinco distritos do nosso país já estavam, desde o início desta semana, em alerta amarelo. Esta quarta-feira, dia 30 de janeiro, o número aumenta:  há nove zonas de Portugal sob este aviso.

As previsões chegam dos suspeitos do costume: o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) não nos tem trazido notícias felizes. No programa para o resto desta semana está chuva forte e agitação marítima até à próxima sexta-feira, 1 de fevereiro.

Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa. O que têm em comum? Zonas costeiras, tão apreciadas no verão…  No entanto, estão agora em perigo de receber ondas entre quatro a cinco metros de altura (entre o meio-dia desta quarta-feira e as seis da manhã de sexta). Segundo divulga a TVI24, estão também previstos períodos de chuva forte entre as 15 horas de quarta e a meia-noite de quinta-feira. Estes podem ser mais intensos em Viana do Castelo, Porto e Braga.

Sexta-feira já é, só da palavra em si, uma boa notícia… Mas as novas felizes ficam-se por aí: as condições meteorológicas vão piorar e haverá mesmo distritos com aviso laranja, o segundo mais alto na escala do IPMA. Nas zonas costeiras de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa, as ondas podem chegar aos 14 metros. Este aviso fica ativo, pelo menos, até às 18 horas desse dia.

O IPMA prevê, ainda, queda de neve nos territórios acima dos 800 metros.

[Foto: Unsplash]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trending

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3ExY3hNUW90YnZRIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==