Visite-nos em

Notícias

Depressão Gabriel põe fim às temperaturas amenas

Avatar

Publicado há

em

Ninguém se pode queixar do tempo que fez neste fim-de-semana: houve sol e temperaturas amenas para a época!

Mas o mau tempo não tirou férias: foi apenas uma folga. A chuva regressa já esta segunda-feira, 28 de janeiro, ao norte e centro. Na terça-feira, a tendência é de agravar.

Há uma razão para este regresso do mau tempo: o fenómeno chama-se depressão “Gabriel” e, segundo um aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, está centrada na região da Bretanha (França) – mas vai chegar ao nosso país, no formato de uma superfície frontal fria.

Entre a manhã desta segunda-feira e as 23h59 de terça, esperam-se períodos de chuva – em especial nas regiões norte e centro, mais fraca no caso da região sul. Acima de 1200/1400 metros, há possibilidades fortes dessa precipitação ocorrer em forma de neve.

Quando ao vento, também está nas previsões: esperam-se rajadas fortes, até 65 quilómetros por hora no litoral oeste, e até 85 quilómetros por hora nas terras altas.

Apesar da chuva e do vento, as temperaturas mantêm-se: continuam a rondar os 14 a 16 graus de máxima em Lisboa e no Porto. Só descem aos 7 graus de máxima e zero graus de mínima na Guarda.

[Foto: Unsplash]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trending

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3ExY3hNUW90YnZRIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==