Visite-nos em

Desporto

Há uma escola em Faro que oferece o lanche a quem vai de bicicleta

Avatar

Publicado há

em

Há uma escola secundária do sul do país que está a premiar quem tem comportamentos amigos do ambiente: oferece o lanche àqueles que se deslocam para as aulas de bicicleta!

Nesta escola de Faro, desde o início do ano que o lanche é grátis para quem chega de bicicleta. E este incentivo não é só para os alunos: também os professores, técnicos, administrativos e encarregados de educação recebem um sumo de laranja natural e uma sandes por chegarem a pedalar.

Segundo avança o jornal Público, esta ideia da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa (ESPR) surgiu quando os responsáveis perceberam que muito dos alunos usavam a bicicleta como meio de transporte – no entanto, os lugares para as estacionarem à porta da escola não chegavam para todos. Depois de aumentarem o parque de bicicletas, a escola adotou esta iniciativa para incentivar a que este investimento fosse aproveitado e resultasse num comportamento mais sustentável por parte da comunidade escolar.

Está previsto que os lanches para os ciclistas da ESPR se mantenham, pelo menos, até ao final do ano lectivo.  Segundo afirmou ao Público o diretor adjunto da escola, esta oferta pode continuar e estender-se a mais anos – dependendo do seu “impacto orçamental” – , já que a ideia é estabelecer parcerias com a comunidade. “Estamos numa zona onde existem produtores de laranjas e vamos tentar fazer com que a própria escola seja financeiramente sustentável”, explica o diretor adjunto.

A escola de Faro encontra-se integrada no projeto Eco-Escolas, que incentiva os estabelecimentos aderentes a criar um espaço mais saudável e motivar os alunos e as suas famílias a adotar essas práticas nas suas casas.

[Foto: Unsplash]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *