Facing Emotions: a app que ajuda os cegos a compreender expressões faciais

Desenvolvida pela Huawei, esta aplicação faz uma espécie de “tradução” –  passando expressões faciais para sons. Tudo para que seja mais fácil para os cegos compreenderem o que está o seu interlocutor a sentir.

A linguagem corporal é uma enorme componente da comunicação interpessoal. Através de pequenos pormenores, como as expressões faciais do nosso interlocutor, podemos perceber bastante sobre o seu estado de espírito – e essa capacidade estava fora do alcance dos cegos. No entanto, graças a uma nova aplicação criada pela Huawei (disponível para os dispositivos Mate 20 Pro), vai deixar de ser assim.

A app chama-se Facing Emotions e transforma em sons as expressões faciais, permitindo às pessoas cegas “ouvirem” as emoções das pessoas com quem conversam.

Esta aplicação foi criada em parceria com a Associação Polaca de Cegos e usa a inteligência artificial para interpretar e reproduzir, através de sons, as expressões corporais dos intervenientes da conversa. Como tudo funciona? Na prática, as câmaras traseiras do smartphone captam os movimentos, que depois a IA traduz e devolve em formato de sons. Tudo isto em tempo real!

Felicidade, tristeza, surpresa, desprezo, repugnância, medo ou raiva: são estas as expressões principais captadas  Facing Emotions – e tratam-se das sete emoções principais do rosto humano, o que oferece à pessoa cega uma comunicação mais completa. O sistema usa machine learning para identificar os movimentos das sobrancelhas, nariz, boca e olhos das pessoas, assim como a conjugação da sua posição durante as respetivas emoções.

[Foto: Unsplash]

Próximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.