A linguagem corporal é uma enorme componente da comunicação interpessoal. Através de pequenos pormenores, como as expressões faciais do nosso interlocutor, podemos perceber bastante sobre o seu estado de espírito – e essa capacidade estava fora do alcance dos cegos. No entanto, graças a uma nova aplicação criada pela Huawei (disponível para os dispositivos Mate 20 Pro), vai deixar de ser assim.

A app chama-se Facing Emotions e transforma em sons as expressões faciais, permitindo às pessoas cegas “ouvirem” as emoções das pessoas com quem conversam.

Esta aplicação foi criada em parceria com a Associação Polaca de Cegos e usa a inteligência artificial para interpretar e reproduzir, através de sons, as expressões corporais dos intervenientes da conversa. Como tudo funciona? Na prática, as câmaras traseiras do smartphone captam os movimentos, que depois a IA traduz e devolve em formato de sons. Tudo isto em tempo real!

Felicidade, tristeza, surpresa, desprezo, repugnância, medo ou raiva: são estas as expressões principais captadas  Facing Emotions – e tratam-se das sete emoções principais do rosto humano, o que oferece à pessoa cega uma comunicação mais completa. O sistema usa machine learning para identificar os movimentos das sobrancelhas, nariz, boca e olhos das pessoas, assim como a conjugação da sua posição durante as respetivas emoções.

[Foto: Unsplash]