Connect with us

Notícias

Mito ou Verdade: Nunca devemos acordar um sonâmbulo?

Publicado há

em

Será verdade que, se apanhares o teu amigo sonâmbulo no meio de um passeio noturno e o acordares, isso pode ser muito perigoso para ele?

Mito. 

Certamente já ouviste dizer que, se acordares um sonâmbulo, o susto pode fazer com que ele entre em choque e possa ter um ataque de coração. Na verdade, não existe nenhuma prova de que acordar um sonâmbulo possa fazer mal.

Apesar de podermos despertar estas pessoas sem problemas, o melhor é mesmo não o fazermos… Isto porque, durante os “passeios noturnos”, os sonâmbulos normalmente encontram-se numa fase do sono conhecida como NREM — ou movimento de olhos não rápido — estágio 3.

Esta é uma fase bastante profunda do sono, sendo muito difícil acordar alguém durante a mesma. Tal ação pode provocar o que os especialistas chamam de inércia do sono, deixando a pessoa confusa e agitada durante cerca de 30 minutos. Devido a essa confusão, o sonâmbulo pode não reconhecer quem o está a acordar e reagir de forma inesperada ou até agressiva.

Por outro lado, também é perigoso deixar um sonâmbulo a vaguear sozinho, já que ele pode acabar por se magoar. Já imaginaste bem o que era se ele decidisse mexer em facas ou outros objetos afiados, acender o fogão, ou mesmo sair de casa enquanto dorme?

A conclusão a retirar é a seguinte: o melhor a fazer é conduzires o sonâmbulo gentilmente de volta à cama, para que fique em segurança!

[Foto: Unsplash]

 

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade