Visite-nos em

Dá que Falar

Passa este Natal sem resíduos de plástico

Avatar

Publicado há

em

A DECOJovem tem um desafio para ti, jovem preocupado com o ambiente: que tal dedicares algum tempo das tuas férias a construir uma árvore de Natal com embalagens plásticas de todas as cores e feitios?

Este projeto nasceu no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2018 (SEPR18) – que decorre entre 17 a 25 de Novembro de 2018 – e vamos já explicar-te o porquê de o plástico ser o “mau da fita”…

Para começar, sabias que é um material com grande durabilidade, utilizado por nós, na maioria das vezes, de forma descartável? Verdade. Só para que entendas, o plástico pode demorar centenas de anos a desaparecer. Se falamos de redes e fios de pesca, 600 anos. Já as garrafas de plástico e fraldas,  450 anos. Os cotonetes e as palhinhas duram 300 anos e um simples copo de plástico pode durar 50 anos!

Os oceanos são quem mais tem sofrido com os resíduos de plástico. A poluição dos oceanos é um problema global em crescimento, que tem consequências na vida marinha através do aprisionamento dos animais ou da ingestão de plásticos pelos mesmos. Isto traz também problemas para o consumidor, através do consumo de pescado contaminado!

Como consumidores, é importante percebermos que o melhor lixo é aquele que não é produzido pelas nossas escolhas. Mas também que podemos reutilizar! E, quando não é possível reutilizar: reciclar.

Se és do 1.º, 2.º ou 3.º ciclo, este desafio é para ti! Com o apoio do teu professor, junta a tua turma e faz a árvore de Natal mais original! Só tens de dar uma nova vida às embalagens de plástico e construir uma árvore de Natal, com os respetivos enfeites natalícios.

Usem a vossa criatividade e construam a árvore com a maior variedade de embalagens plásticas! Depois, é só pedir ao professor que submeta a fotografia da vossa árvore através da Plataforma DECOJovem!

Têm até dia 14 de Dezembro para enviar a fotografia! Os alunos da turma com a árvore mais original e com a maior variedade de embalagens utilizadas vão ganhar prémios!

[Foto: Unsplash]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trending

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3ExY3hNUW90YnZRIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==