Visite-nos em

Notícias

Universidade de Aveiro cria Robot Bombeiro

Publicado há

em

Um grupo de 15 estudantes de Engenharia Eletrónica da Universidade de Aveiro está a desenvolver um aparelho que pode ajudar os bombeiros nas suas tarefas.

O robot, com apenas 1,5kg e 23 por 28 cm (e ainda em fase de protótipo), será uma ajuda preciosa no momento de combate de fogos urbanos e industriais, em situações de colapsos parciais, grutas, minas, demolições e ainda em operações de reconhecimento, busca e salvamento. Tem ainda as funções de medir condições ambientais como a temperatura, a humidade e a concentração de monóxido de carbono e de detetar a presença de focos de incêndio

A principal caraterística a destacar neste robot é a capacidade de realizar um mapeamento tridimensional sem uma câmara. O que significa isto? Que consegue alertar os restantes bombeiros para quaisquer buracos ou obstáculos que existam no seu caminho, o que previne ferimentos e aumenta a eficácia dos salvamentos a pessoas ou animais em perigo.

O aluno Pedro Martins, um dos criadores deste aparelho, referiu que o desenvolvimento do mesmo continua e que o grande objetivo da equipa é que este seja autónomo (de momento, exige um operador humano).

[Foto: Divulgação]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trending

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3ExY3hNUW90YnZRIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==
PASSATEMPO MAIS EDUCATIVA
NA LISBOA GAMES WEEK
Subscreve para te poderes habilitar a ganhar prémios.