Connect with us

Notícias

Jardim Zoológico tem novo habitante – e é cantor

Avatar

Publicado há

em

Eles canta bem que se farta e é natural do Bali. Palpites?

Nasceu no Jardim Zoológico um pequeno Mainá-do-bali, uma ave de canto quase extinta!

Esta espécie é uma das protagonistas da campanha Quebra o Silêncio, desenvolvida em parceria com a EAZA (Associação Europeia de Zoos e Aquários), que consciencializa para a eminente extinção das aves de canto e procura criar condições para a futura reintrodução no habitat natural.

O Jardim Zoológico dá continuidade a uma das suas principais missões: a reprodução de espécies em perigo, celebrando o nascimento de uma pequena cria de Mainá-do-bali (Leucopsar rothschildi).

O Mainá-do-bali é uma ave natural de Bali. Atualmente, é encontrada apenas na Reserva Natural de Barat. É uma espécie que se encontra Criticamente em Perigo de extinção, segundo a UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza), uma vez que é alvo do impacto da desflorestação e, sobretudo, da captura ilegal para o comércio de aves.

Segundo dados das Nações Unidas e da INTERPOL, o tráfico de animais selvagens é o 4º negócio ilegal mais lucrativo do mundo, representando cerca de 223 mil milhões de euros anuais, e as aves são o seu principal alvo de transação. A nível mundial, a Indonésia é o local com maior número de espécies endémicas e cerca de 850 espécies diferentes de aves, sendo reconhecida como hotspot de biodiversidade e habitat com uma das taxas mais elevadas de aves ameaçadas de extinção no mundo.

“Este nascimento tem um valor incalculável para o Jardim Zoológico, uma vez que foi a primeira reprodução de sucesso desta espécie de ave, desde o início dos anos 80, altura em que a acolhemos. A sua reprodução foi cuidadosamente pensada, o casal que deu origem à cria – um macho da Dinamarca e uma fêmea da Alemanha – foi trazido para Portugal depois de ter sido minuciosamente avaliado. Esta avaliação é feita para que seja possível formar-se potenciais pares da espécie, de modo a reproduzirem e serem reintroduzidos no seu habitat natural, na Indonésia, e reforçar a população in situ.”, afirmou Telma Araújo, Curadora de Aves do Jardim Zoológico.

Quando a sobrevivência de uma espécie depende da reintrodução de animais na Natureza, o nascimento de novas crias é o maior contributo possível para a sua conservação. E o papel dos Jardins Zoológicos, fundamental para esse objetivo comum!

O Jardim Zoológico convida-te: vai conhecer a nova cria de Mainá-do-bali e ajuda o Zoo a levar a beleza do seu canto pelo mundo fora!

[Foto: Jardim Zoológico]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *