Visite-nos em

Desporto

Desporto Escolar: Muito mais do que as aulas de Educação Física!

Publicado há

em

Praticas desporto?

Se frequentas o ensino básico ou secundário, já sabemos que tens aulas Educação Física. Mas a nossa questão vai mais além: o teu bichinho pelo desporto faz com que essas horas semanais não sejam suficientes? Há alguma modalidade à qual dediques ou gostasses de vir a dedicar os teus tempos livres?

Por mais pesada que seja a tua mochila, carregá-la não te permite escrever “atleta” no currículo… Mas se competição, superação, perseverança e desafio são palavras que te movem e os treinos são parte indispensável da tua vida, és um verdadeiro estudante-atleta e o Desporto Escolar pode ser o teu melhor aliado.

“Desporto Escolar é sinónimo de aulas de Educação Fìsica?” Errado!

Entende-se por Desporto Escolar (DE) o conjunto das práticas lúdico-desportivas e de formação com objeto desportivo desenvolvidas como complemento curricular e ocupação dos tempos livres, num regime de liberdade de participação e de escolha, integradas no plano de atividade da escola e coordenadas no âmbito do sistema educativo (Decreto-Lei n.º95/1991).

É missão do Desporto Escolar contribuir para a formação integral e realização pessoal de cada aluno, cumprindo o compromisso com o que se consagra no artigo 79 da Constituição da República Portuguesa: “todos têm direito à cultura física e ao desporto”.

Ser um estudante completo é, como temos vindo a frisar, um desafio cada vez maior. As famosas “soft skills” não se aprendem apenas na sala de aula e são capacidades tão ou mais importantes para alcançarmos os nossos objetivos quanto as notas das disciplinas obrigatórias. Falamos de espírito crítico, de trabalho de equipa, de disciplina, tolerância, responsabilidade, perseverança, respeito, solidariedade… E essas não se aprendem nos livros!

Queres saber onde as podes treinar? Se te disséssemos que os melhores locais para o fazeres é em campo, no ginásio, nos balneários, na pista ou no relvado… Acreditavas?

Nós explicamos tudo. Mas vais ter de esperar pela segunda parte deste artigo!

[Foto: Divulgação]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trending

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3ExY3hNUW90YnZRIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==
PASSATEMPO MAIS EDUCATIVA
NA LISBOA GAMES WEEK
Subscreve para te poderes habilitar a ganhar prémios.