Connect with us

Em destaque

Oceanário de Lisboa: Junta-te à Geração Azul

Publicado há

em

O Oceanário de Lisboa quer colocar-te em contacto com o oceano e mostrar-te a importância da sua preservação –  ao mesmo tempo que te ajuda a ser um melhor aluno! Sim, porque nos estudos é que eles não te vão deixar meter água!

A literacia do oceano está em destaque neste Programa Educativo do Oceanário de Lisboa.Tal como na escola, fala-se de Ciências Naturais, da Terra e da Biologia, da Química, de Economia, de Literatura, de Matemática e de conservação da Natureza.

As sessões duram uma hora e meia, entre aula e visita guiada ao espaço. Estão preparadas para diferentes níveis de ensino e, segundo Diogo Geraldes, da organização do Programa de Educação do Oceanário de Lisboa, são “uma oportunidade para trabalhar elementos do currículo de uma maneira diferente e foram criadas com o objetivo de complementar as temáticas curriculares, sempre com uma forte ligação ao oceano.  É importante que os jovens se liguem ao oceano e criem algum carinho pelo mesmo, para que o queiram proteger. Para este ano, criámos uma agenda inteiramente dedicada às alterações climáticas.”

2050, o futuro é já amanhã

Tens veia de jornalista? Sabes distinguir factos de fake news? Com a rapidez com que nos chega a informação hoje em dia, é complicado distinguir a realidade da ficção – e o Oceanário vai pôr essa tua capacidade à prova no programa 2050, o futuro é já amanhã. Será que as alterações climáticas não passam de uma conspiração, ou são mesmo uma realidade alarmante contra a qual temos de agir? Filtrar este turbilhão de informações implica pesquisar fontes, confirmar a veracidade das notícias, separar a mentira para chegar à verdade: está lançado o desafio!

  

MAR – Mudar, Argumentar, Reagir

E porque o trabalho que acontece dentro da sala pode saltar para fora dela, foi criado o projeto MAR – Mudar, Argumentar, Reagir. Este é um desafio especial: começa nas escolas, com a análise de um dossier completo sobre as alterações climáticas. A turma é incumbida de estudar os valores reais da acidificação, o aumento da temperatura do mar e fenómenos como a seca e as inundações. Juntos vão tentar descobrir quais as verdadeiras causas e consequências destes problemas, para depois apresentarem as suas conclusões a um biólogo do Oceanário de Lisboa. Se só através do espírito crítico e da análise se chega a soluções, deste debate podem resultar muito mais do que meras gotas no oceano!

 

Sermão de Santo António aos Peixes

Em 1654, o padre António Vieira pregou aos peixes… Ou melhor, aos homens – que ele dominava e bem o conceito de metáfora! Esta obra, de leitura obrigatória no secundário, faz parte de um dos projetos do Programa de Educação do Oceanário de Lisboa –  que lhe deu um twist interessante: estudando as virtudes, epreensões e vícios apontados às espécies, encontramos nas entrelinhas muitas ligações com ameaças reais! Sobrepesca, poluição, destruição de habitats… Afinal, não merecemos todos um grande sermão?

Já viste bem como podes aprender Português, Matemática, Ciências e até skills jornalísticas enquanto lidas com este imenso mundo que é o oceano?   

[Fotos: Oceanário]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade