Connect with us

Novidades

INETE: 7 jovens arregaçaram as mangas

Avatar

Publicado há

em

Já ouviste falar da Mostra Nacional de Ciência?

De 31 de maio a 2 de junho, na Alfândega do Porto, o Concurso Jovens Cientistas anda à procura de talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação.

Por lá, podes encontrar sete alunos do INETE – Instituto de Educação Técnica do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Comando.

Braille TeacherChaotic SystemGeração da Sequência de FibonacciWireless System for Storing Objects são os quatro projetos a competir, que servem propósitos bem diferentes e muito úteis!

O projeto Braille Teacher tem como objetivo revolucionar e facilitar o acesso à auto-aprendizagem do alfabeto braile para pessoas portadoras de deficiências visuais (e interessados/as).

A partir de componentes eletrónicos de baixo custo, desenvolveu-se um dispositivo com sete botões. Ao carregar neles, o utilizador pode escrever uma letra (em braile) e, consequentemente, uma palavra. A app está disponível em Português e Inglês.

projeto Chaotic System é uma plataforma que mostra através de efeitos de leds a geração de números resultante das equações do modelo logístico para estimar a propagação de erros em simulações, em que a perda de precisão é mostrada em cada interação.

A inserção de dados é feita por meio de uma aplicação, através de comunicações sem fios e utilizando a rede bluetooth.

O projeto Geração da Sequência de Fibonacci a 32 bits tem como objetivo demonstrar a possibilidade de se gerar a sequência de Fibonacci (um padrão numérico que pode aparecer em vários elementos da natureza) utilizando circuitos eletrónicos.

O projecto Wireless System for Storing Objects possibilita o deslocamento de objetos com uma dimensão de 35x35x9cm, sem teres que lhes tocar. Basta uma comunicação sem fios – rede Bluetooth (2.4 GHz) para os deslocar na horizontal de uma forma mais rápida ou mais lenta.Assim, qualquer pessoa pode movimentar um objeto… Até aqueles que estão num local de difícil acesso, como umas escadas!

É já sábado (dia 2 de junho) que se sabe quem são os vencedores, por isso tudo a torcer por estes sete jovens!

[Fotografia: Ciência Viva]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade