Connect with us

Novidades

Escola de Comércio de Lisboa. Cimeira Internacional sobre a Profissão Docente

Publicado há

em

A Escola de Comércio de Lisboa (ECL) recebeu ontem, dia 21 de março, a visita de sete participantes da 8ª Cimeira Internacional sobre a Profissão Docente.

Promovida pela OCDE e pela Internacional da Educação (organização que representa os sindicatos dos professores a nível mundial), a Cimeira Internacional sobre a Profissão Docente reuniu em Portugal ministros e líderes sindicais de mais de 30 países. Ontem, a ECL teve sete dos participantes nesta cimeira a visitar as suas instalações.

A comitiva que visitou a ECL integrou o Ministro da Educação da Polónia, bem como outros representantes da tutela e dos sindicatos de vários países, entre eles: Estados Unidos da América, Bélgica e Polónia. Todos eles tiveram oportunidade de conhecer o sistema educativo português e visitar as várias empresas de treino e laboratórios da ECL, projetos diferenciadores que se pautam pela inovação pedagógica, como sejam a ECL Alimentar, ECL Store, ECL Visual Merchandising, ECL Contact Centre, ECL Restaurante.

De salientar o apreço, interesse e entusiasmo dos visitantes pelos diversos projetos desenvolvidos pela ECL, nomeadamente a 2ª edição do ECL Innovation Summit, onde os alunos puderam apresentar os seus projetos diferenciadores a um painel de jurados de peso, vindos de diferentes empresas e instituições como o Bankinter, Montepio, Fórum do Consumo, Blue Anthena Investment ou Embassy.

Teve igualmente impacto o Projeto SER, iniciativa atualmente integrada no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, do Ministério da Educação, e que aposta de forma disruptiva numa nova conceção do espaço e tempo escolares, tendo como grande foco a educação para o desenvolvimento integral do aluno. Foram, neste âmbito, visitadas as salas de trabalho colaborativo onde se privilegia a aprendizagem baseada em projetos, mas se possibilitam diferentes metodologias e tipos de trabalho, respeitando, assim, diferentes ritmos de aprendizagem e inspirando o aluno a agir e a ser o protagonista no seu processo educativo.

Os trabalhos da Cimeira prosseguem nos dias 22 e 23 de março, estando em discussão a relevância da profissão docente e o seu papel no sistema educativo em prol da construção de uma sociedade melhor, mais democrática, igualitária e qualificada.

[Foto: Escola de Comércio de Lisboa]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *