Visite-nos em

Novidades

E tu, descobriste o leitor que há em ti?

Avatar

Publicado há

em

Termina hoje a Semana da Leitura do Plano Nacional de Leitura, que desenvolve todos os anos várias atividades para comemorar a leitura. E tu, aproveitaste para descobrir o leitor que há em ti?

Desde 2007 que o Plano Nacional de Leitura lança a Semana da Leitura, em que todas as escolas participam ativamente, com apoio das bibliotecas escolares, municipais e outros parceiros. O objetivo é comemorar a leitura e o leitor, celebrando a importância do seu papel na sociedade. Entre os dias 5 e 9 de março, festejamos o ato de ler e escrever como objeto de prazer e liberdade!

E ler é importante porquê?…
Como estudante, certamente já sentiste a pressão das notas e das médias…
Na verdade, vários estudos apontam para uma relação direta entre os hábitos e competências de leitura e o sucesso escolar (OCDE, 2002; EACEA/Eurydice, 2012; Neves, 2015).
Isto quer dizer que o domínio da competência da leitura, pilar primordial da literacia (competência para compreender e interpretar textos e linguagens em suportes diversificados) e os hábitos de leitura são indispensáveis a uma escolaridade bem-sucedida e constituem uma condição indispensável à formação de qualquer indivíduo.
Por outro lado, apesar de o perfil socioeconómico das famílias dos estudantes ter um impacto significativo no seu desempenho escolar (Breen e Johnson, 2005), a prática da leitura e o domínio da literacia permitem superar as dificuldades advindas de contextos mais adversos (OCDE, 2002).
No entanto, as consequências benéficas da leitura ultrapassam esta dimensão, sendo fator de enriquecimento individual, despertando a imaginação, fomentando a sensibilidade, a reflexão e a inteligência. E, inevitavelmente, afetam o teu cérebro e a pessoa que és.

Uma invenção extraordinária
Na verdade, a leitura é uma invenção “recente”, com apenas alguns séculos de vida na nossa história evolutiva. Mas contribuiu para alterar significativamente a organização do cérebro, expandindo a capacidade de pensar e contribuindo para a evolução da nossa espécie. E isto só foi possível graças à neuroplasticidade (capacidade para criar novas ligações cerebrais, novos “caminhos”, em estruturas já existentes), ou seja, o cérebro muda de acordo com as experiências que vive.
Sabemos hoje, por exemplo, que a leitura de livros físicos integra vários sentidos que estimulam as respetivas áreas do cérebro (visão, odor, tato, paladar, etc.), contribuindo para fortalecer a memória e, por exemplo, diminuir o declínio cognitivo nos idosos.

Descobertas fascinantes
Em 2013, Gregory Berns e os seus colegas da Universidade de Emory usaram ressonâncias magnéticas para ver o impacto da leitura no cérebro. Durante este exame, os estudantes leram um excerto narrativo com grande intensidade dramática e descritiva, sendo detetada elevada conetividade nas áreas do cérebro relacionadas com a linguagem. O mesmo ocorreu com a região motora do cérebro, sugerindo que os leitores vivenciavam sensações similares às narradas pelas personagens do livro.
Assim, os investigadores concluíram que ler sobre alguma ação que transmita a sensação física e do movimento, como, por exemplo, nadar, cria alterações neuronais similares a quem verdadeiramente faz esse exercício (Berns et al., 2013).
Ou seja, podemos mudar o nosso cérebro apenas com um bom livro nas mãos!
Contudo, apesar de o livro físico ter um impacto diferente no cérebro, vivemos na era da revolução digital, o que nos permite ler o texto, ler o mundo, em diferentes suportes e formatos, a qualquer momento e em qualquer lugar. E isto é também, como dizia o escritor de ficção científica, Arthur C. Clarke, igualmente potenciador e verdadeiramente mágico!

Descobre o leitor que há em ti!
Assim, depois de todos estes argumentos, aproveita para, na Semana da Leitura, pores a leitura em dia!
Desafia colegas e professores a libertarem o leitor que têm dentro de si, a partilharem leituras, a tornarem-se eles próprios escritores. Consulta as sugestões de atividades do Plano Nacional de Leitura através deste link, e acrescenta-as com o registo das tuas próprias ideias!
Entre os dias 5 e 9 de março celebra a leitura como oportunidade para seres livre e criativo!
Afinal, “vivemos sempre várias vidas enquanto lemos”. (William Styron)

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *