Visite-nos em

Look At Me

As dicas de beleza para o frio e a chuva da Joana Freitas

Publicado há

em

O inverno é sinónimo de frio e chuva, coisas que quase todas as mulheres detestam por inúmeros motivos. Quem é que nunca ficou despenteada num dia de intenso vento? E com a maquilhagem salpicada devido às pingas da chuva? Para não falar das mãos e lábios secos…
De acordo com muitas mulheres, se pudesse existir um superpoder para o inverno (vá, talvez para o ano inteiro), seria estar sempre impecável, fizesse sol ou chuva. Apesar de não existir (por enquanto) essa “poção mágica”, existem algumas dicas de beleza que poderão ajudar-te!

1. Boa rotina de pele
Tal como em qualquer outra época no ano, é importante cuidar bem da pele do rosto. Começando com a esfoliação, seguida de tonificação (com a ajuda de um tónico ou água micelar) e, finalmente, de hidratação. Convém lembrar que é importante usar produtos adequados para cada tipo de pele, de modo a que esta não escame nem fique seca com o frio. À noite, repetir o processo, lembrando que é imprescindível desmaquilhar – nada de ir dormir com máscara de pestanas ou base!
Bónus: uma vez por semana, fazer uma hidratação profunda à pele. Vai ajudar a pele a recuperar das baixas temperaturas desta época.

2. Adeus lábios rachados
Embora umas sofram mais deste problema do que outras, um dos problemas mais comuns desta época são os famosos lábios rachados. Para resolver o assunto é bastante simples: dar preferência aos bálsamos labiais feitos à base de manteiga de cacau ou de manteiga de karité. Para dar aquele up à maquilhagem, pode-se ainda escolher um bálsamo labial com cor. Um verdadeiro 2 em 1!

3. Mãos secas? Jamais!
Outro clássico desta época fria. Dado que são muitas as pessoas que detestam usar luvas, as mãos acabam por ficar expostas ao frio e a todas as agressões externas, ficando naturalmente secas e ásperas. Para tal, a melhor opção é usar cremes de mãos gordos. E para que não haja desculpas… comprar um em tamanho pequeno, para que ande sempre na mala.

4. Corpo sempre hidratado
Além de beber diariamente 1,5L de água para, entre outras coisas, manter a pele hidratada, há que continuar a prestar atenção à hidratação corporal, podendo recorrer a cremes gordos para as áreas mais secas do corpo (cotovelos, joelhos e calcanhares). Mesmo estando o corpo coberto de roupa, a pele fica seca, por isso nada de descurar a hidratação corporal!

 

5. Proteger as mãos e os cabelos
Nesta altura, as luvas e os gorros são os melhores amigos das mãos e dos cabelos. Já que existem em diferentes cores, tamanhos e modelos, porque não usá-los? Embora possam, respetivamente, deixar a pele das mãos mais secas e os cabelos mais oleosos, protegem estas duas zonas do corpo das agressões externas e deixam-nas mais aconchegadas, proporcionando um bem-estar geral.

6. Adeus, maldito frizz!
A verdadeira dor de cabeça de qualquer mulher. Fica ainda mais agravada quando existem previsões que apontam para dias chuvosos. Mas para amenizar esses efeitos, deve-se usar champô e condicionador indicados para acabar com o frizz. Pode não resolver de forma eficaz e permanente aquela sensação de cabelos arrepiados, mas pelo menos fica menos agravada. Melhor do que nada, não é?

7. Substituir a toalha pelo secador?
E por falar em cabelos… Nesta altura do ano, é bom deixar a toalha para o cabelo guardada e trocá-la por um secador, isto porque secar o cabelo com a toalha irrita as cutículas do cabelo, provocando frizz. Mas, na verdade, nem é preciso arrumar a toalha de vez: com ela, pode-se tirar o excesso de água dos fios, para que depois se seque o cabelo com um secador – mas antes, há que aplicar um protetor térmico, pois caso contrário há riscos de queimar o cabelo, tornando-o ainda mais seco.

8. Molhei o meu cabelo, e agora?
Quem nunca molhou o cabelo nos dias de chuva? Então quando se fala em dias de tempestade… Não há guarda-chuva que aguente! Nesses casos, há que secar rapidamente o cabelo, para que o frizz não “venha à tona”. Mas como essas situações acontecem quando se está fora de casa, as coisas complicam-se. Para conseguir remediar a situação, nada melhor do que pegar em lenços de papel para tentar enxugar o cabelo.

9. Cabelos com frizz?
Quando o cabelo fica frisado nos dias de chuva, penteá-lo com a escova só irá piorar a situação. Não há nada melhor do que usar os dedos, como se de uma escova se tratassem.

10. O penteado de todas as horas
Se por qualquer motivo todas as mezinhas, dicas e mais algumas coisas não funcionarem, há sempre uma solução (quase) definitiva: amarrar o cabelo. Pode ser um simples rabo-de-cavalo ou uma trança – em qualquer um dos casos, o visual ficará mais composto e o cabelo não sofrerá com a conhecida eletricidade estática.

11. Fixar o penteado
Esta é, talvez, a dica mais fácil e eficaz de se seguir. Depois de pentear o cabelo ou de fazer um penteado, aplicar laca ajuda a manter o cabelo e/ou o penteado no sítio. Rápido e simples, não é?

12. Hidratação profunda dos cabelos
A hidratação é sempre muito importante quando se fala de cabelos, e no inverno não é exceção. Devido ao uso constante de gorros e às agressões externas, sobretudo o frio e o vento, o cabelo tem tendência a enfraquecer, tornando-se frágil e seco. Dadas as circunstâncias, é importante reforçar o uso de máscaras capilares que possam hidratar o cabelo, ajudando-o a restaurar-se.

13. Maquilhagem básica
A beleza não tira férias, e isso aplica-se nos dias de chuva. Acontece que, neste caso, há que tomar atenção a alguns pormenores, o que inclui a maquilhagem. Como em dias chuvosos a probabilidade de borratar a maquilhagem é acrescida, adotar a máxima “menos é mais” é a melhor solução. Dar preferência a produtos com cobertura leve, e apostar num bom primário e fixador de maquilhagem é meio caminho andado para ter um look natural, cuidado e duradouro. No caso da máscara de pestanas, pode-se ainda adotar uma à prova de água.

14. Substituir os produtos em pó
Embora os produtos de maquilhagem em pó sejam os eleitos por grande parte das mulheres, nos dias chuvosos não são a melhor escolha a fazer. Para esses dias, os produtos em creme ou mousse devem ser os escolhidos, pois o pó ao molhar-se forma uma espécie de massa e escorrem, estragando a maquilhagem.

15. Lábios matadores
A par da boa hidratação labial, é importante adotar batons de longa duração nos dias de chuva, pois assim não sairão com facilidade quando a chuva surgir. Já os glosses devem ficar arrumados, pois todas sabemos que o vento e o gloss não combinam. E todas sabemos o porquê, não sabemos?

A beleza que começa no interior
Apesar de existirem dicas e produtos que podem ser usados e experimentados, a grande realidade é que por si só não produzem os efeitos desejos. Com isto quero dizer que é igualmente importante seguir uma alimentação equilibrada, não descurando as vitaminas e os nutrientes necessários nas proporções adequadas.
Nesta época mais fria, a vitamina C é uma das mais importantes, já que é ela a responsável por prevenir constipações, melhorar a aparência da pele, entre outros benefícios. Por isso, é importante consumir diariamente alimentos como laranjas, morangos, brócolos, entre outros, para beneficiar de todas as suas propriedades no organismo.
Como referi anteriormente, beber água também é importante. Mas como nesta altura pode ficar complicado ingerir a dose diária recomendada, existem pequenos truques para facilitar a tarefa. Uma delas passa por fazer infusões, permitindo, assim, obter outros benefícios das ervas que se usar para as fazer; a outra passa por adicionar gotas de um fruto a gosto (laranja, limão, tangerina ou outra) à água. Em último recurso, pode-se ainda fazer as chamadas águas aromatizadas, em que se combinam as ervas aromáticas, as frutas e as especiarias.
Juntando todos estes cuidados e truques, fica mais fácil e possível enfrentar o frio e a chuva sem perder a beleza. Implementa-os na tua rotina diária e começa a ver os resultados quase de imediato!

Segue a Joana Freitas!

[Texto e Fotos: Joana Freitas]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trending

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3ExY3hNUW90YnZRIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==
PASSATEMPO MAIS EDUCATIVA
NA LISBOA GAMES WEEK
Subscreve para te poderes habilitar a ganhar prémios.