A 11ª edição da Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego decorre entre os dias 1 e 4 de março na Exponor, no Porto.
O mote para a feira deste ano é Love The Planet e promove a sustentabilidade ambiental, numa edição que quer voltar a ser um momento de comunhão e de experiências entre a comunidade estudantil.
Entre as novidades estará a Praça Love The Planet, que vai recriar uma área de exposição e descanso, desenhada com o objetivo de despertar
consciências, desenvolver o espírito crítico, inspirar e apelar à criatividade com trabalhos de fotografia.
Terá ainda atividades cénicas e performativas, música, pintura, arquitetura e design, materializando desta forma o espírito do certame.
Outro dos pontos altos da Qualifica 2018 serão os Desfiles de Moda, que vão mostrar a inovação e criatividade das escolas de moda, têxteis e joalharia, que foram desafiadas para apresentarem coleções que recorram a recidos orgânicos, material reciclado e peças reutilizadas.
Haverá ainda shows de cabelo, barba e maquilhagem, espetáculos artísticos onde hairstylists, barbers e make-up artists vão colocar toda a sua arte e imaginação em palco, mostrando ao mesmo tempo as principais tendências do mundo da beleza.
O Gaming também não poderia faltar, e estará de volta com um espaço para vários torneios e atividades relacionadas com as novas tecnologias do entretenimento. E no Turismo, o tema da alimentação saudável será o grande destaque, tendo como base o não desperdício. A esse propósito, o Turismo de Portugal vai criar um momento de degustação com lanche ou pequeno-almoço saudável e com alto valor nutricional.
Quem também vai voltar a marcar presença na Qualifica é a Gap Year Portugal, que quer levar os estudantes a sair da zona de conforto e a fazer uma pausa nos estudos para conhecer novas culturas, diferentes modos de vida e realidades distantes.
E por falar em novas culturas, o país convidado desta edição será o Canadá, com a presença da embaixada representando seis universidades e politécnicos deste país norte-americano, abrindo assim as portas às oportunidades de um dos mais prestigiados sistemas de ensino do mundo.
[Foto: Organização]