Connect with us

Ciência & Tecnologia

Porto. Só vais precisar do teu smartphone para andar de transportes públicos

Avatar

Publicado há

em

Os passes e bilhetes Andante vão transformar-se na aplicação Anda, e vão permitir-te andar de metro, autocarro e comboio usando apenas o teu smartphone.

Diz adeus aos cartões e ao dinheiro físico na tua carteira para andares de transportes públicos na cidade do Porto. A partir do próximo mês de abril, o sistema de bilhética Andante – utilizado pelo Metro do Porto, pelos autocarros da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), pela CP e por outros operadores privados da Área Metropolitana do Porto – vai passar a estar no teu smartphone através da app Anda.

A Anda é, na prática, um título Andante em formato digital, que evita teres de te preocupar com o tipo de viagem a comprar, no início do mês ou a cada deslocação. Porquê? Porque integra um sistema que atribui a cada passageiro o tarifário mais favorável.

De acordo com José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, deixas de precisar de definir no início de cada mês qual o cartão que vais comprar, e sempre que precisares de te deslocar, o preço apresentado será sempre o mínimo possível.
Imagina que, até aqui, os teus pais te pagavam um passe mensal de 30 euros e que, excecionalmente, precisas de te desviar da tua rota ao longo do mês. Com a Anda, essas mesmas viagens poderão ficar-te alguns euros mais baratas, porque esta é a primeira app de telemóvel capaz de otimizar o tarifário mensal de cada cliente.

A Anda está disponível apenas para Android, uma vez que estabelece comunicações em Near Field Communication (NFC) com os validadores do Andante, uma tecnologia que ainda não é possível desenvolver para iPhone, de acordo com fonte da empresa.

[Fonte: Agência Lusa]
[Foto: Câmara Municipal do Porto]

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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