Connect with us

Novidades

Vais tirar a carta? Tem (ainda mais) cuidado com o álcool

Publicado há

em

A Europa quer implementar medidas de tolerância zero ao consumo de álcool por quem tem menos de dois anos de carta de condução. Isso significa 0,0 gramas de álcool no teu sangue, ou então serás penalizado.

A notícia foi avançada pelo Jornal de Notícias, que refere que terá sido enviada à Comissão Europeia uma proposta para “harmonizar o limite da concentração de álcool em 0,0 por cento para os novos condutores, durante os seus dois primeiros anos e para condutores profissionais”.

Quer isto dizer que o objetivo é adotar uma postura de tolerância zero em toda a Europa. Em Portugal, atualmente, conduzir com uma taxa de álcool de 0,2 gramas por litro durante os dois primeiros anos de carta é considerado uma contra-ordenação grave, podendo resultar na suspensão da carta durante 1 ano. Isto é assim noutros nove países da Europa, mas há outros onde não é permitido a quem tem carta há menos de dois anos conduzir com qualquer vestígio de álcool no sangue.

De resto, são apanhados todos os meses em Portugal uma média de 110 condutores jovens que conduzem depois de beber. Até outubro deste ano, foram apanhados 1100 jovens a conduzir com excesso de álcool, e com menos de três anos de carta. De acordo com o Parlamento Europeu, os acidentes de carro são a principal causa de morte nos jovens, e 25 por cento das mortes nas estradas europeias devem-se ao excesso de álcool.

Esta proposta aconselha os Estados-membros da União Europeia a criar programas para os jovens, mas também para os idosos, que alertem para os riscos de acidente ligados ao álcool e à idade.

[Fonte: Jornal de Notícias]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade