Connect with us

Novidades

E tu, gostas de trabalhar com os teus colegas?

Publicado há

em

De acordo com o relatório PISA sobre Resolução Colaborativa de Problemas, são os alunos portugueses quem mais valoriza os trabalhos em grupo.

O estudo do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) comparou 125 mil alunos de 52 países, e concluiu que os portugueses são aqueles que mais valorizam as relações interpessoais. Os nossos alunos preferem trabalhar em equipa do que fazê-lo sozinhos, e para além disso consideram-se bons ouvintes e dizem ter em conta o interesse dos colegas.

Já no que diz respeito à sua capacidade para resolver problemas em conjunto, os estudantes portugueses estão dentro da média da OCDE. Surgem em 24º lugar e com uma pontuação de 498 pontos, tendo em conta as respostas dadas em 2015 por alunos de 15 anos de 32 países da OCDE, e de mais 20 países parceiros.
Apesar da aparente apetência para trabalharem em grupo, os portugueses apresentam na resolução de problemas em conjunto resultados inferiores ao que obtiveram nos testes de leitura, matemática e ciências, feitos individualmente.

O relatório conclui ainda que os estudantes com mais ferramentas de leitura e matemática tendem a ser melhores a resolver problemas em equipa, e por isso os alunos de Singapura, Japão e Hong Kong voltam a estar no topo da lista, destacando-se também os estudantes da Estónia, da Finlândia e do Canadá.

Nota ainda para o desempenho das raparigas face aos rapazes: Elas são muito melhores a resolver problemas do que eles, e apresentam em média 1,6 vezes melhores resultados.

[Fonte: Sapo 24]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade