Connect with us

Revista do Mês

A melhor semana da tua vida!

Publicado há

em

As férias da Páscoa parecem ainda estar longe, mas o momento de começares a pensar onde queres passar a melhor semana da tua vida já chegou. A Mais Educativa falou com duas agências de viagens – a Slide In Travel e a Sporjovem – e diz-te tudo o que precisas de saber (até uma lista com os melhores spots) para escolheres onde vais partilhar com os teus colegas este momento inesquecível!

Viagem de finalistas em setembro?
Confessa, esta foi a primeira pergunta que fizeste. Se as aulas ainda agora começaram, que sentido faz estar já a falar da viagem de finalistas? Respondemos-te com outra pergunta: Não vais querer tratar de tudo duas semanas antes da data, pois não? É que isso é impossível!

Neste momento, as agências de viagens que organizam viagens de finalistas já andam “a mil” com todos os preparativos para te poderem apresentar as melhores condições nos melhores spots, e com as atividades que tu vais querer fazer.
É também nesta altura que as principais agências ligadas às viagens de finalistas fazem roadshows pelas escolas, onde apresentam os seus destinos e esclarecem todas as tuas dúvidas.

O melhor é mesmo começares a pesquisar online as várias opções que existem e a definires uma shortlist de locais onde gostavas de fazer esta viagem. Fala com os teus amigos, partilha com eles o que encontraste e discutam em conjunto, para que a viagem seja uma viagem de todos.
Entretanto, podes também informar-te na secretaria da tua escola sobre se estão previstas visitas de agências de viagens. Isso e leres este artigo da Mais Educativa, que vai dar-te várias informações para começares a tratar da tua viagem. Garantimos-te que, no final, vais estar bem menos “a anhar” do que estavas!

Os pacotes de viagens. Como funcionam?
Normalmente, para fazeres a tua viagem de finalistas compras um pacote que traz tudo incluído. Mas será que traz realmente tudo incluído ou há coisas com as quais tens de te preocupar?
De acordo com a Sporjovem, qualquer pacote de viagem de finalistas tem hoje garantidos serviços como o transporte de ida e volta em autocarro, seguro de viagem e acidentes pessoais, alojamento (de acordo com o regime escolhido), coordenação de uma equipa experiente na matéria, acompanhamento de uma equipa médica e de seguranças, para além do programa de atividades que lhe estiver associado.
Relativamente à alimentação, o pacote poderá ter à partida um de quatro regimes – pensão completa (pequeno-almoço, almoço e jantar), meia-pensão (pequeno-almoço e almoço ou jantar), APA (alojamento e pequeno-almoço), ou SA (só alojamento).

Festas, bebidas e outras atividades
Cada vez mais, os pacotes de viagens de finalistas que as agências preparam para ti e para os teus amigos dão-te a oportunidade de viver várias experiências. Torneios desportivos, workshops vários, visitas e excursões, passeios de barco, karts, e claro, muitas festas! Dependendo do pacote que comprares, poderás até ter direito a um cartão da casa com acesso ilimitado a todas as festas e a packs de bebidas!


Os melhores destinos
Hoje em dia, existem dois grandes grupos de viagens de finalistas: As viagens organizadas de forma tradicional, com escolha da cidade, hotel e pacote de atividades; e os eventos, que são uma espécie de festival de finalistas com uma nova edição a cada ano, com destino e hotel (ou resort) fechados e uma programação de eventos que vai sendo anunciada nos meses anteriores à viagem.

Se o que pretendes é organizar a tua viagem, os destinos que estão na moda são:
– Marina d’Or: é um complexo de férias situado em Espanha, a cerca de 90 quilómetros de Valência, e recebe todos os anos milhares de estudantes finalistas.
Agências como a Sporjovem apostam sobretudo neste destino, e José Ferreira, um dos seus principais responsáveis, explica-te porquê:
“Em primeiro lugar, as atividades. Marina d’Or oferece condições únicas, como um balneário de águas marinhas onde realizamos uma festa única no mundo, uma zona desportiva onde organizamos torneios de diversas modalidades, para além de um espaço fixo com capacidade para mais de 8 mil pessoas, denominado Palácio d’Or, onde criamos noites únicas, com um cartaz de artistas de renome internacional.
Depois, a conveniência e a segurança. Não precisas de andar mais do que 8 ou 9 minutos a pé para estares nos diversos locais de animação, hotéis ou apartamentos, e há monitorização constante com 1800 câmaras de videovigilância.
Por fim, o regime de pensão completa significa que temos tudo incluído, até as bebidas!”

– A restante costa espanhola (Salou, Benalmadena, Calpe, entre outras cidades)

– Para viagens mais culturais, capitais europeias como Paris, Roma ou Londres

E os principais eventos são:
Sumol Snowtrip (organizado pela Megafinalistas)
A Sumol Snowtrip é uma viagem de finalistas que te leva à neve em Grandvalira (Andorra), numa experiência única e original que te permite um contacto com uma realidade e natureza diferentes daquilo a que estás habituado.
E o que fazes na neve? Podes aprender a praticar os desportos de Inverno mais radicais, como o Ski ou o Snowboard, enquanto exploras mais de 200 quilómetros de pistas e sempre em contacto com a natureza, em paisagens de cortar a respiração.
E à noite? Bom, à noite o tempo é de festa e de aproveitar estes dias com os teus amigos, nas Sumol Snow Parties que rebentam tudo na Mega Discoteca Exclusiva da Sumol Snowtrip, com 6 festas temáticas e os melhores DJ’s nacionais e internacionais da atualidade. Antes disso, as Sunset Parties ligam o dia e a noite em finais de tarde incríveis no topo da montanha.

Republic of Rebel Village (organizado pela Megafinalistas)
A Rebel Village fica em Salou, uma zona de praia perto de Tarragona, na Catalunha, e pode proporcionar-te uma viagem de finalistas inesquecível. Aqui todos são “rebeldes” e todos vão formar uma grande família ao longo de 5 ou 7 noites, conforme o pacote que escolheres.
Ao chegares ser-te-á dado um envelope com os teus Rebel Dólares, com os quais terás de te governar durante a tua estadia. A boa notícia é que poderás ganhar mais Rebel Dólares, e para isso só terás de participar em todos os concursos e torneios dos sunsets, e criar o teu próprio negócio. Como? A tua criatividade manda! Depois, poderás gastar o que ganhaste em acessos à Zona VIP, festas privadas, entre outras coisas.
Pelo meio terás acesso livre a todos os jacuzzis, spas, piscinas, zonas e campos desportivos, às Sunset Parties, às aulas de dança com a Blaya, a workshops e sessões de dança e de cinema, e muito mais.

Festival Village Resort Edition (organizado pela Xtravel)
É o grande evento da agência Xtravel, está localizado em Punta Umbria, Espanha, num dos maiores resorts da Europa, e promete-te 6 dias inesquecíveis sempre em festa.
À chegada convém seres rápido a desfazer a mala, para não perderes a Mega Hits Welcome Party – dificilmente voltarás a ter uma receção tão boa como esta.
Ao longo dos dias, vais poder aproveitar a praia selvagem que está mesmo em frente ao resort, no meio de um parque natural com paisagem protegida. Vais poder fazer o barulho que quiseres que ninguém se vai queixar, ou simplesmente relaxar enquanto curtes as atividades náuticas à pala da Moche.
À noite são 5 palcos, e tu decides o que queres ouvir de entre os muitos e bons concertos que vais ter à tua disposição.
Tudo isto dentro do mesmo quarteirão, a uma distância máxima de 10 minutos.

Como tratar da viagem?
Normalmente, ao planearem uma viagem destas os finalistas nomeiam um chefe de grupo que representa a turma ou o número de estudantes que se inscreve pela escola, para que seja ele a fazer a ponte com a agência de viagens. Neste caso, o melhor que tens a fazer é reunir a tua turma e/ou falar com a tua Associação de Estudantes e expor a situação, para tentarem chegar a um entendimento e começarem a tratar da vossa viagem.

Para além disso, poderás sempre contactar diretamente a(s) agência(s) de viagens e colocar as tuas questões de forma direta, presencialmente, por telefone ou através do site oficial ou página de Facebook. E para sossegar o espírito dos teus progenitores, as agências costumam ainda fazer reuniões de pais, sempre que as escolas o solicitem.

Viagens de finalistas que correm mal? Segue estes conselhos
A tua viagem de finalistas é um momento único de celebração de uma fase da tua vida que está a chegar ao fim. Vais para longe de casa e dos teus pais, só com os teus amigos, e a sensação de liberdade pode levar-te a querer fazer algumas loucuras.

Se há momentos para cometeres excessos, este é um deles. Mas até para os excessos devem existir limites. Será que para te divertires à grande precisas de causar distúrbios no hotel onde estás hospedado? Partir vidros, destruir camas ou pintar paredes só vai colocar-te em apuros perante a gerência do hotel e perante a tua agência de viagens, e provavelmente levará a que voltes para casa mais cedo do que estava previsto, como já aconteceu anteriormente com outros estudantes. E tendo em conta que isto tem acontecido em anos anteriores, é muito provável que a tolerância das unidades hoteleiras seja cada vez menor.

– Não percas a noção do que deves ou não fazer
Não, ninguém te vai dizer para não beberes álcool. Sabemos que isso pode acontecer e que a decisão é tua e só tua. O que podemos fazer é aconselhar-te a não beberes até perderes a noção das coisas e do que deves ou não fazer. Para seres fixe e te divertires ao máximo não precisas de entrar em coma alcoólico, e muito menos de ter comportamentos incorretos para com os outros e para com quem te recebeu e proporcionou um espaço para viveres esta semana;

– Comporta-te com educação
Respeita-te a ti, respeita quem está à tua volta e respeita as infraestruturas e a zona envolvente. Trata os teus colegas e o staff do hotel com respeito e cordialidade para evitar confusões numa semana que é suposto ser especial para todos, e procura deixar tudo o que vais utilizar tal como encontraste – o teu quarto, todos os serviços do hotel, os parques, as praias, a própria cidade.

– Denuncia eventuais abusos
Não se trata de te “chibares” de um colega, trata-se de prevenires que vão todos para casa mais cedo por causa das atitudes de uma pessoa ou de um pequeno grupo de pessoas. Se presenciares algum comportamento incorreto, informa os responsáveis pela viagem assim que possível, para que todos aqueles que estão a cumprir as regras não sejam penalizados injustamente.

As agências para a tua viagem
Megafinalistas

megafinalistas.com
facebook.com/viagensdefinalistas
geral@megafinalistas.com
218 291 740

Slide In Travel
slideintravel.com
facebook.com/slideintravel
finalistas@slidein.travel
213 540 236

Sporjovem
sporjovem.pt
facebook.com/oficialsporjovem
geral@sporjovem.pt
918 504 422

Xtravel
xtravel.pt
facebook.com/obrigadoxtravel
geral@xtravel.pt
216 058 389

[Reportagem: Tiago Belim]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade