Connect with us

Lazer & Cultura

Os portugueses vão pouco ao cinema

Publicado há

em

Os portugueses vão pouco ao cinema

Segundo dados do Eurostat, o número de portugueses que vai mais regularmente ao cinema está abaixo da média da União Europeia (UE) de 17,7 por cento, ficando na 17ª posição, com 12,7 por cento. A primeira posição é da França com 29,3 por cento.

Os dados são relativos ao ano de 2015 e dão conta de pessoas que vão quatro ou mais vezes ao cinema durante o ano. Na União Europeia, há nove países nos quais cerca de uma em cada cinco pessoas cumpre este requisito. Dentro dos 28 estados-membros, o pódio pertence à França, ao Luxemburgo (26,4 por cento) e à Bélgica (22,7 por cento).

Portugal está na metade mais baixa da tabela. No entanto, consegue mais do dobro da percentagem do último classificado, a Grécia, que tem apenas uma taxa de 6,2 por cento da população a ir pelo menos quatro vezes por ano ao cinema.
Após teres conhecimento destes dados, ficas a saber que os números mais baixos e mais altos do continente europeu pertencem a países que estão fora da União Europeia. Segundo o estudo, a Macedónia, localizada na parte sul dos Balcãs, tem uma taxa de apenas 2,9 por cento enquanto que os países no topo são a Suíça e a Islândia com dados de 30,5 e 30,4 por cento, respetivamente.

Esta informação chega numa semana em que estreia o filme em língua francesa Dois é Demais… Ou Talvez Não. Os filmes transmitidos nas salas de cinema portuguesas são maioritariamente em inglês e os de animação dobrados em português. Filmes franceses são a (quase) única exceção dada a forte e boa aposta deste país na indústria cinematográfica. No passado dia 10 estreou o filme egípcio Clash que é uma autentica raridade no panorama português, pois tem como países o Egito (principal) e a França e a língua falada é o árabe.

[Fonte: Eurostat]
[Foto: Pixabay]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade