Connect with us

Novidades

Formação gratuita ajuda a prevenir afogamento

Avatar

Publicado há

em

A iniciativa Surf Salva para Todos tem o objetivo de ajudar a prevenir e lidar com os agueiros, as correntes responsáveis por cerca de 80 por cento dos afogamentos.

Desenvolvida pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), a Surf Salva para Todos simula um agueiro e informa sobre estes fenómenos. Muitas das vezes é possível identificá-los pois nesse local a água é mais castanha e tem espuma, apesar de não ter quase ondulação. Quando há a alteração das marés, o processo é mais rápido e podem surgir agueiros não tão visíveis.

Pode-se molhar os pés num agueiro mas logo que se tira os pés do chão, é-se levado pela corrente. Aí, a principal resposta é não lutar contra esta porque isso apenas fará com que a pessoa se canse. Depois de se deixar levar, se não souber nadar, é preciso tentar flutuar e chamar ajuda. Caso se saiba, para além da primeira opção é possível ir nadando ao longo da costa até ser possível voltar.

Há agueiros fixos e nessas praias podes encontrar essa indicação. Em caso de dúvida, o nadador-salvador saberá sempre responder.

A iniciativa esteve durante todo o dia de ontem na praia de Matosinhos e em agosto estará:
Dia 6 – Praia de Carcavelos
Dia 7 – Praia da Fonte de Telha
Dia 13 – Praia da Rocha
Dia 14 – Praia dos Pescadores
Dia 15 – Praia de Montegordo

Em paralelo com esta iniciativa, a Liga Portuguesa Contra o Cancro vai efetuar rastreios gratuitos para o cancro de pele. O ano passado, das 500 pessoas que participaram, houve a identificação precoce de cerca de 50, sendo logo encaminhadas para os serviços de saúde. Os rastreios serão feitos nas praias de Carcavelos, Fonte da Telha e Rocha.

[Fonte: Renascença]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *