Visite-nos em

Novidades

É já amanhã a final do Prémio FAQtos 2017

Avatar

Publicado há

em

Alunos de escolas secundárias de sete distritos do país vão disputar o título de melhor projeto sobre radiofrequências, na final do Prémio FAQtos 2017 – Aplicando as RF.

É já amanhã que o Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico recebe a final do Prémio FAQtos 2017 – Aplicando as RF, o projeto de investigação do INOV-INESC com o Instituto Superior Técnico (IST) responsável por informar o grande público e por envolver a comunidade escolar nacional na criação de uma consciência coletiva sobre o impacto das radiações eletromagnéticas na saúde e no ambiente.

Em disputa vão estar alunos de dez grupos representantes de sete distritos de Portugal – Açores, Aveiro, Faro, Lisboa, Porto, Madeira e Viseu. Destes, apenas três sairão vencedores, com prémios entre os 500 e os 1.500 euros, havendo ainda prémios para os professores orientadores e respetivas escolas.

Em competição estarão uma luva com hardware que converte movimentos gestuais para texto a traduzir para discurso pelo Google Speech, e que envia por Bluetooth mensagens para smartphones – o projeto Smart Glove for Signed Language; um dispositivo detetor de fumo para instalar no topo de árvores e postes de eletricidade para auxiliar o combate a incêndios – o projeto Smoke the Fire; ou um sistema adaptado a colete que, através de vibrações, notifica a pessoa invisual sobre obstáculos – o projeto Colete para Invisuais, entre outros.

Até atingirem a final, os grupos ultrapassaram várias fases eliminatórias de avaliação. No total, o Prémio FAQtos 2017 recebeu candidaturas de 62 grupos, o equivalente a 193 alunos e 40 professores de 35 escolas secundárias de 13 distritos e 2 regiões autónomas.

Conhece todos os grupos finalistas, aqui.

[Foto: Divulgação]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *