Visite-nos em

Novidades

A solução para o excesso de peso nas mochilas?

Avatar

Publicado há

em

Cacifos para os alunos, uma sala fixa por turma e uma lista de todo o material necessário para as aulas são algumas das medidas propostas pelo Observatório dos Recursos Educativos, que foi à procura de soluções para o excesso de peso na tua mochila.

O trabalho foi realizado pelos investigadores Adalberto Dias de Carvalho e Nuno Fadigas, que propõem um conjunto de 13 medidas que consideram essenciais para reduzir os efeitos na tua saúde do excesso de peso da tua mochila.
E o que é o “excesso de peso” numa mochila? De acordo com estes investigadores, o peso de uma mochila nunca deve exceder 10 a 15 por cento do total do teu peso corporal.

Este trabalho traduziu-se na apresentação do documento O Peso das Mochilas Escolares: contributos para uma reflexão fundamentada e propõe, entre outras coisas, a atribuição de uma sala fixa por turma – para diminuir as deslocações na escola com a mochila -, a organização de horários que diminuam os pedidos de material escolar por dia, e o envio, no início do ano letivo, de uma lista com todo o material escolar necessário para as aulas, com uma previsão da utilização que precisarás de lhe dar, e em que altura.

A própria Organização Mundial de Saúde já publicou um estudo que aponta o excesso de peso nas mochilas como a causa para a ocorrência de problemas de saúde de crianças e jovens, como as dores nas costas, as alterações na marcha e a postura deficiente.

[Fonte: Agência Lusa]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *