Connect with us

Novidades

Tabaco vs Tu: vence esta batalha!

Avatar

Publicado há

em

Cinco escolas, duelos de MC’s, muito rap e uma causa em que a palavra final é tua. O Tabaco vs Tu é um projeto da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Liga Knock Out que quer formar mentalidades para uma vida mais saudável, levando os jovens que fumam a deixar de o fazer, e aqueles que não fumam a nunca chegarem a começar.

Cada vez mais, as pessoas começam a fumar cedo porque querem viver a vida à sua maneira, sem com isso terem noção das consequências que isso traz. Muitas vezes, o momento de cair na real acontece ao lidarem de perto com um problema. Humberto Lourenço é responsável financeiro e administrativo da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e diz que é preciso “conquistar a atenção dos jovens para este assunto”. A solução? “Convocar os artistas que são um exemplo para eles, e passar a mensagem. Pode até ter menos conteúdo científico do que uma campanha de sensibilização, mas se calhar chega mais facilmente aos jovens, que acabam por participar por iniciativa própria”, defende.

Foi um processo de três fases que começou com uma visita a cinco escolas, em Lisboa, Alcácer do Sal, Coimbra, Viana do Castelo e Funchal. Depois disso, os alunos foram desafiados a enviar rimas e dicas sobre o tema do tabaco, e de todas as participações foram selecionados três vencedores, que subiram ao palco do Teatro do Bairro, em Lisboa, no passado dia 9 de junho, para um concerto único com o host Malabá, o Raptruista e o El Sayed da Liga Knock Out, entre outros.

“Gosto dos benefícios de não fumar e adorei a energia que a experiência criou. Estou sempre disposto a desafios… É a energia do não fumador!”
Malabá

Neste evento, o improviso e a experiência dos MC’s ajudaram a criar a batalha entre um fumador e um não fumador. Ambos argumentaram em prol de hábitos mais saudáveis, utilizando uma abordagem sensível e realista sobre o ato de fumar.

“Usar a Liga Knock Out para chegar aos mais jovens é a melhor forma de os alertar. O impacto é diferente e acredito que seja possível mudar mentalidades e levar à reflexão com os argumentos certos”, confessou-nos Nuno Varela, um dos fundadores desta Liga. Também estivemos à conversa com o Malabá, MC e host do evento, que confessou ter adorado a ideia porque nunca fumou e sempre esteve ligado ao desporto e ao estilo de vida saudável: “O mais engraçado é a imagem estereotipada que as pessoas têm do rapper. Ele é visto como um bad boy e, para os jovens, é normal que fume. Muitos deles ficaram surpreendidos…”

Outro dos MC’s a darem a cara por esta iniciativa foi o Raptruista. Enquanto fumador, quis tentar mudar a forma de pensar dos jovens, confessando que este projeto o levou a refletir bastante.

“A atitude de um jovem de 14 ou 15 anos de subir a um palco para dizer algo sobre o tema é de louvar. Aí é que reside o talento… na coragem.”
Raptruista

Os vencedores
“Eu não fumo, sou contra o tabaco e queria passar a mensagem dos seus malefícios à malta lá da escola, mesmo não sabendo rimar. Acho que os jovens estão a fumar cada vez mais cedo e infelizmente vejo muito disso na escola: eles fumam tabaco e drogas e é mau ver como eles ficam, porque isso traz consequências físicas e psicológicas… nem parecem os mesmos.”
Milton Andrade, Escola Secundária de Alcácer do Sal

 

“Participei neste projeto por se tratar de uma boa causa. Os jovens não estão conscientes daquilo que o tabaco pode causar – é um veneno que mata de forma lenta. Nós enviámos as rimas e, depois de serem avaliadas, fomos escolhidos para uma sessão fotográfica e demos a cara pelo projeto. O meu conselho é: Não fumem, pensem no vosso futuro. Isso traz problemas respiratórios, a nível de pele… e muito mais.”
Leonel Cunha, Escola Secundária Jaime Cortesão

 

[Reportagem: Mariana Morais]
[Fotos: Liga Portuguesa Contra o Cancro]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade