Connect with us

Novidades

Cultura, tecnologia e ciência nas tuas férias

Publicado há

em

Cultura, tecnologia e ciência nas tuas férias é o que te propõe o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), com o evento Ciência em Férias IPV 2017.

Já estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Ciência em Férias IPV 2017, que consiste em duas semanas de atividades relacionadas com cultura, tecnologia e ciência, sendo cada uma delas direcionada para um público específico. A primeira decorre de 26 a 30 de junho e destina-se a jovens com idades entre os 10 e os 12 anos (nascidos entre 2005 e 2007); a segunda semana tem lugar de 3 a 7 de julho e foi pensada para alunos a partir dos 13 anos, ou que os completem no ano civil em curso (nascidos em 2004). Os programas são diferentes e ajustados a cada um destes públicos.

Durante estes cinco dias consecutivos, os alunos estarão um dia em cada uma das cinco escolas superiores do IPV, para uma semana cheia de atividades científico-pedagógicas em diferentes áreas do saber e também de muita diversão, cultivo e fomento de espírito de grupo, trabalho de equipa e socialização.

Estas atividades abrangem áreas e temáticas tão diversificadas como Brincar com a Ciência (fazer um termómetro simples, fazer um eletroíman, descobrir cores ocultas); Ateliê de organização de eventos; Programação com scratch; Visita à Quinta da Alagoa e à Floresta da ESAV; Visita ao Canil e ao Centro de Enfermagem Veterinária; Os alimentos no Laboratório; Os animais e o Parque Zootécnico; Visita ao Castelo de Lamego e à Cisterna; Informática Divertida; Geocaching; Construção de um rádio de cristal; Ateliês de Saúde: Educação para a cidadania, Higienização das mãos, Suporte básico de vida, Saúde oral, Recriar um hospital, Movimento e barreiras arquitetónicas, Alimentação saudável, Dramatização – “A saúde”, entre outras propostas.

Haverá ainda tempo para várias atividades lúdicas e de animação sociocultural: Jogos de orientação, jogos desportivos, peddy-papers temáticos, jogos tradicionais, atividades experimentais e muito mais.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 20 de junho, inclusive, e são limitadas por ordem de registo a um número máximo de 70 participantes por cada um dos grupos etários definidos. Os jovens participantes serão acompanhados durante todo o programa por professores, técnicos e alunos do IPV que os ajudarão nas diversas atividades.
Os monitores asseguram ainda o cumprimento das regras de saúde, higiene e segurança.
O evento tem um custo associado de 25 euros por participante, que inclui os cinco almoços, a viagem de autocarro a Lamego, um seguro de acidentes pessoais (que cobre todas as atividades desenvolvidas durante os cinco dias de participação, incluindo a deslocação de autocarro Viseu-Lamego-Viseu) e os materiais e equipamentos necessários ao desenvolvimento do programa das atividades.

Podes fazer uma reserva de inscrição por e-mail através do endereço cienciaemferiasipv@pres.ipv.pt.

[Foto: Instituto Politécnico de Viseu]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade