Connect with us

Guia de Acesso ao Ensino Superior 2017

Já recebeste o teu Guia de Acesso ao Ensino Superior?

Publicado há

em

O Guia de Acesso ao Ensino Superior da revista Mais Educativa é uma ferramenta que quer ajudar-te a tomar uma decisão consciente e informada sobre a tua entrada na universidade. Por esta altura já deverás ter recebido o teu, mas voltamos a explicar-te exatamente do que se trata!

Que exames tenho de fazer? Que média preciso de ter para entrar no curso que escolhi? Como me candidato e qual é a data limite? Estas e muitas mais dúvidas devem estar neste momento na tua cabeça – se ainda não estão, descansa porque não perdes pela demora!
Felizmente, há cada vez mais fontes onde podes encontrar estas e outras informações úteis. O que é mais complicado é encontrares aconselhamento. A voz da experiência de quem já passou pelo processo que vais agora enfrentar, e que pode ser decisiva para decidires o curso ou a universidade que mais desejas.

É isso que te traz o Guia de Acesso ao Ensino Superior da revista Mais Educativa. Um conjunto de entrevistas a pessoas ligadas às mais variadas áreas de ensino, e que te contam na primeira pessoa como é estudar no Ensino Superior, o que vais encontrar de novo e ao que vais precisar de te adaptar, as mais-valias que vais ganhar e de que forma vão ser-te úteis na tua primeira experiência profissional. Junta o acompanhamento dos teus professores e orientadores vocacionais aos testemunhos de quem está a viver tudo aquilo que tu vais viver também, e tens todas as condições reunidas para fazeres uma escolha informada e consciente para o teu futuro.

Este Guia encontra-se dividido em três áreas que cumprem objetivos diferentes:
1 – As entrevistas
É a parte mais “séria”, mas nem por isso aborrecida. Aqui podes ler a conversa que tivemos com o Vice-Presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional, que fala sobre assuntos de gente grande, que é na verdade aquilo em que te estás a tornar. O que o Ensino Superior te pode trazer, e as oportunidades profissionais que terás ao teu dispor, pela boca de um dos principais responsáveis pela principal entidade do Estado ligada ao emprego.

Convidámos também os dirigentes de algumas das principais federações e associações académicas do país para fazerem um pouco de marketing. Afinal, por que razão deves escolher a Academia do Algarve, de Lisboa, do Minho ou do Porto para estudares? Que têm elas para te oferecer e qual é o espírito académico que se respira em cada uma delas?
Quisemos saber ainda que mais-valias consideram estes dirigentes associativos ter a pertença a um grupo académico? Associações académicas, tunas, grupos de teatro, equipas desportivas… O que ganhas com isso, afinal?

2 – Os testemunhos
O Ministério da Educação arrumou as muitas áreas de ensino que existem num grupo de dez categorias. Neste Guia podes encontrar essas mesmas categorias, e em cada uma delas um conjunto de três testemunhos, de três pessoas completamente diferentes. Confuso? Passamos a explicar melhor.
Fomos entrevistar, para cada uma destas categorias, um estudante, um aluno ou ex-aluno que está a fazer um estágio (curricular ou profissional), e alguém que já está a trabalhar. Entre si partilham apenas a categoria e nada mais – são de áreas de formação diferentes, provêm de instituições de ensino diferentes e têm objetivos de vida também eles diferentes.

E porquê estas três pessoas? Quem melhor que elas para te contar o bê-á-bá daquilo que vais encontrar a partir de agora? O estudante dá-te a perspetiva de quem já está a viver a vida no Ensino Superior, o estagiário conta-te a experiência de passar pela fase de transição entre o estudo e o trabalho, e o profissional fala-te com conhecimento de causa sobre o que é a sua profissão e o que precisas para a desempenhar com sucesso.

Se o teu interesse forem as Tecnologias, por exemplo, é claro que te aconselhamos a ler as entrevistas das pessoas ligadas a essa categoria. Mas não menosprezes as outras – há muitos conselhos e ideias interessantes que vão deixar-te a refletir!

3 – O diretório de instituições
No final do Guia de Acesso ao Ensino Superior encontras ainda uma listagem de todas as instituições de Ensino Superior em Portugal, com os contactos de que precisas para conheceres a oferta formativa, tirares dúvidas e saberes mais informações, ou até para fazeres uma visita presencial. O diretório está organizado por distritos, primeiramente, e depois por ordem alfabética, para facilitar a tua consulta.

Ao longo dos próximos dias vamos publicar aqui todos os testemunhos que encontras no Guia em papel, para que possas ter sempre à mão os conselhos dos estudantes, dos estagiários e dos profissionais das várias áreas de ensino. Desejamos-te boa sorte para esta nova fase do teu percurso académico, e encontramo-nos na revista Mais Superior!

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade