Connect with us

Novidades

Cursos de Aprendizagem: Sabes o que são?

Publicado há

em

Os Cursos de Aprendizagem permitem obter uma certificação escolar e profissional, privilegiando a inserção no mercado de trabalho, potenciada por uma forte componente de formação realizada em contexto de empresa, e o prosseguimento de estudos de nível superior.

Podem frequentar estes cursos os jovens que estejam nas seguintes condições:
Idade entre os 14 e os 24 anos;
9º ano de escolaridade ou superior, sem conclusão do 12º ano

Os Cursos de Aprendizagem são uma das vias à tua disposição para obteres, em simultâneo, o nível secundário de educação (12º ano) e uma certificação profissional (Nível 4), que te permitem a integração imediata no mercado de trabalho, por se tratarem de cursos que procuram responder às efetivas necessidades das empresas.
Têm uma duração de cerca de dois anos e meio – o que corresponde a 3700 horas – e caracterizam-se por uma forte componente prática, com 40% da formação desenvolvida em contexto real de trabalho, em entidades parceiras do IEFP. Com isso, vais poder adquirir competências técnicas para exerceres uma profissão qualificada.

A formação em alternância
Os Cursos de Aprendizagem estão organizados numa formação em alternância – significa isto que te proporcionam a aquisição de conhecimentos, aptidões e atitudes, conjugando a teoria com as competências desenvolvidas no posto de trabalho (learning by doing), valorizando o contributo das empresas enquanto espaços de aprendizagem.

Este tipo de curso tem nas empresas parceiros ativos e estratégicos na dinamização das respostas formativas, e contribuem para ajustar a formação às necessidades do mercado de trabalho, e facilitar a tua integração profissional.

A Rede de Parceiros de Excelência
As entidades que melhor promovem a qualidade da formação prática em contexto de trabalho e a integração dos jovens no mercado de trabalho são distinguidas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) através da Rede de Parceiros de Excelência para a Aprendizagem.
Esta distinção consiste num certificado de reconhecimento que é atribuído às organizações que, no âmbito dos cursos de aprendizagem, desenvolvem formação de elevada qualidade, proporcionando condições de aprendizagem de referência, que facilitam o desenvolvimento e a aquisição de competências técnicas, relacionais e organizacionais fundamentais para o exercício da atividade profissional, bem como contribuem para a empregabilidade dos jovens, através da contratação dos formandos na própria empresa/entidade empregadora após a realização da formação.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade