Connect with us

Novidades

Sabes que há Campeonatos de Profissões?

Avatar

Publicado há

em

Estas competições dirigem-se a jovens entre os 17 e os 25 anos, que já terminaram ou que estão a frequentar cursos de formação profissional.

Queres participar e ser um campeão por Portugal? Dizemos-te como!

Se gostas de desafios,

  • tens entre os 17 e os 25 anos;
  • frequentaste ou estás a frequentar um curso profissional;
  • achas que és suficientemente bom naquilo que fazes,

Então o IEFP / WorldSkills Portugal desafiam-te a seres um campeão e a juntares-te a este movimento global onde já participam jovens de 76 países!Sob a marca “Worldskills Portugal”, o IEFP promove e organiza os Campeonatos das Profissões. Neste momento, Portugal está a preparar a participação no Campeonato do Mundo, que vai decorrer de 14 a 19 de outubro de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Pela 1.ª vez, o Médio Oriente vai acolher um Campeonato do Mundo das Profissões.
Até agora 60 países, mais de 1.300 concorrentes e um número idêntico de especialistas estão já inscritos naquele que será o maior campeonato das profissões de sempre.

A comitiva portuguesa é composta por 17 jovens que vão dar o seu melhor em: CAD; Controlo Industrial; Desenho Gráfico; Fresagem CNC; Gestão de Redes Informáticas; Instalações Elétricas; Joalharia; Mecatrónica; Pintura Automóvel; Polimecânica; Refrigeração e Ar Condicionado; Robótica Móvel; Serviço de Restaurante e Bar; Tecnologia Automóvel e Tecnologias da Moda.
Estes concorrentes foram apurados na última edição do Campeonato Nacional das Profissões – Coimbra 2016 e dos 17, 13 estiveram presentes no Campeonato Europeu – EuroSkills, Gotemburgo 2016, na Suécia, em dezembro de 2016.
Nesta competição europeia, Portugal participou com 22 jovens e obteve 8 medalhas: duas de prata, uma em Mecatrónica Automóvel e outra em Controlo Industrial, uma de bronze em CAD, 5 medalhas de excelência, em Gestão de Redes Informáticas, Eletricidade de Instalações e Mecatrónica Industrial.

Mas os campeonatos são feitos de ciclos que se cruzam e, enquanto uma equipa se prepara para o mundial, já começaram os trabalhos de planeamento do próximo nacional.
Em 2018 é a cidade de Beja que acolhe o Campeonato Nacional das Profissões, de 25 de fevereiro a 2 de março.
Ao longo destes 6 dias, cerca de 400 jovens altamente qualificados vão competir entre si, em mais de 40 profissões.

Como em qualquer competição, os concorrentes passam por várias etapas antes de se sagrarem campeões:
A WorldSkills Portugal disponibiliza no seu site de Internet um formulário de pré-inscrição para todos os jovens que queiram manifestar o seu interesse, mas alerta para o seguinte: “Esta pré-inscrição não garante uma participação no campeonato nacional. Teremos depois de estabelecer contactos com os centros de formação profissional, com as escolas profissionais e outras entidades formadoras para formalizar o processo.”

A organização promete um programa recheado de atividades que vão ao encontro de todos os públicos: jovens, famílias, profissionais da educação e formação, empresários e entidades empregadoras e cidadãos em geral, e que será alargado a todo o Alentejo.

Quem visitar este evento pode, assim, contar com muito mais para além da competição. A criatividade artística e profissional, a ciência e a inovação tecnológica, vão ser levados à grande massa de público. A WorldSkills Portugal tem essa ambição, através de iniciativas desenvolvidas, quer nos espaços da competição e zonas envolventes, mas também nas restantes cidades do Alentejo, nomeadamente, experimentação de profissões, demonstrações formativas e tecnológicas, exposições, workshops, conferências, debates, etc.

O que são os Campeonatos das Profissões?
Os Campeonatos das Profissões visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com normas estabelecidas internacionalmente por júris compostos por peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários).
Com estes Campeonatos, pretende-se aferir a eficácia da formação profissional ministrada pelos diferentes operadores, e, simultaneamente, induzir fatores de crescente qualidade, inovação e criatividade nos processos de ensino-aprendizagem.
Os Campeonatos têm lugar de 2 em 2 anos e reúnem os classificados com as melhores pontuações nas fases de pré-seleção, que disputam entre si o título de campeão nacional em cada profissão.
Os campeões da fase nacional candidatam-se a uma participação nos Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões, organizados, respetivamente, pela WorldSkills Europe e pela WorldSkills International.

Como começaram os Campeonatos das Profissões?
Os Campeonatos das Profissões remontam ao ano de 1950, quando se disputaram, em Madrid, os primeiros Campeonatos Internacionais das Profissões entre Portugal e Espanha.
Portugal é, assim, o país com mais experiência neste domínio, celebrando, em 2017, 67 anos de participação. Ao longo da sua história de participação contou com 691 jovens profissionais e obteve 29 medalhas de ouro, 61 medalhas de prata, 53 medalhas de bronze e 87 medalhas de excelência.

Este é um texto da responsabilidade do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *