Connect with us

Lazer & Cultura

Um videojogo contra a violência no namoro

Publicado há

em

O Movimento Democrático de Mulheres e a Universidade de Aveiro lançaram no dia 14 de fevereiro o jogo UNLOVE e o guião UNPOP, para “promover a igualdade entre rapazes e raparigas e prevenir a violência no namoro”.

No videojogo UNLOVE – que vais encontrar na web e numa app para o teu smartphone – podes viver um namoro de forma virtual, onde vais ser colocado perante situações sobre as quais terás de tomar decisões. Consoante o que fizeres, assim serás conduzido a diferentes caminhos na tua relação. Este jogo está feito para que vás tendo consciência das consequências do que fazes, quer na tua personagem quer no teu/tua parceir@.

Para além do jogo, foi lançado também o guião UNPOP, um kit pedagógico para “utilizar, em contexto educativo, videoclipes dos rankings nacionais e internacionais, que os jovens consomem quotidianamente em elevadas quantidades, e onde estão presentes estereótipos de género (em relação à orientação sexual, à idade, ao sexo, à etnia, à classe), a banalização da erotização e sexualidade, preconceitos e mitos sobre modelos de relação, que podem estar associados ou possam ser geradores de discriminações e de violências de género”.
Este guião é destinado a professores e dinamizadores de grupos de jovens, e aponta caminhos alternativos para a construção de uma cultura de igualdade e de prevenção da violência, sugerindo conteúdos, recursos, estratégias e atividades.

Tanto o videojogo como o guião fazem parte do projeto UNLOVE/UNPOP, que o Movimento Democrático de Mulheres vai desenvolver no distrito de Aveiro, através de instrumentos inovadores e de ações de sensibilização e formação. Ao longo dos 18 meses do projeto, vão realizar-se atividades em todas as escolas secundárias do distrito, na universidade e noutros espaços.

[Foto: Divulgação]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade