Connect with us

Desporto & Saúde

Andar de bicicleta só com capacete

Avatar

Publicado há

em

Costumas andar por aí de bicicleta? É possível que tenhas de começar a usar capacete, qualquer que seja o teu percurso.

Isto porque do novo Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária (PENSE2020) consta a proposta de tornar obrigatório o uso do capacete para quem anda de bicicleta em Portugal. Até aqui, e de acordo com o Código da Estrada ainda em vigor, o capacete é facultativo.

Esta proposta encontra-se em fase de consulta pública até 8 de janeiro, dia para o qual está agendada uma manifestação no Terreiro do Paço, em Lisboa, para juntar ciclistas que se opõem à obrigação de usar capacete. Vai chamar-se Inicie O Ano A Pedalar e será também uma chamada de atenção para os automobilistas, que muitas vezes não respeitam a distância de segurança para as bicicletas, que é de 1,5 metros. Mas porquê o protesto contra o uso de algo que pode salvar a vida dos ciclistas?

A explicação é a de que não existe uma posição oficial contra o capacete. Pelo contrário, o uso deste equipamento é encorajado, na medida em que pode evitar lesões graves e prevenir complicações para a vida de quem usa bicicleta. O que está em causa é a obrigatoriedade de o usar, porque não há dados concretos sobre uma eventual relação da diminuição de acidentes com o capacete. Na Europa também não existe também consenso sobre esta matéria – há países em que é obrigatório, noutros não.

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) defende que a utilização deste equipamento deve “depende da livre vontade de cada um”, porque obrigar as pessoas a usá-lo poderá ter “influência directa no “número de pessoas a andar de bicicleta”.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *