Connect with us

Novidades

Já escolheste a tua Palavra do Ano?

Publicado há

em

Como de costume, são 10 os vocábulos a votação para o título de Palavra do Ano. Em 2016, Moçambique e Angola também escolhem a sua.

Brexit, geringonça, campeão, presidente, microcefalia, empoderamento, humanista, parentalidade, turismo e racismo. São estas as 10 palavras a concurso para eleger a mais importante do ano.

Esta votação é já um clássico da Porto Editora, que desde 2009 se dedica a analisar a “frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários do grupo”. Este ano, como nos anteriores, as escolhas são devidamente explicadas: Brexit é o termo que representa o referendo e a posterior decisão do Reino Unido em abandonar a União Europeia; campeão refere-se a Portugal, que pela primeira vez se tornou campeão europeu de futebol; microcefalia é o termo clínico para uma das complicações mais graves do vírus Zika; turismo é justificado pelos excelentes resultados da indústria do turismo e o impacto positivo na economia do país; presidente pela atividade e a mediatização intensas da Presidência da República, desde que Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito em março deste ano; geringonça representa a classe política, e designa a coligação parlamentar que apoia o atual Governo.

Podes votar na tua Palavra do Ano aqui. A grande vencedora será conhecida no dia 31 de dezembro.

[Foto: Porto Editora]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade