Visite-nos em

Lazer & Cultura

O primeiro museu português dedicado à banda desenhada

Publicado há

em

Será em Beja que vai nascer o primeiro museu em Portugal dedicado à banda desenhada.

De acordo com o responsável pelo projeto, Paulo Monteiro, este museu vai “ocupar um espaço que era importante preencher” no “único país da Europa Ocidental” que ainda não tem um museu dedicado a esta arte. Com esta obra, vai agora ser reunida “uma parte significativa” do acervo português de banda desenhada, o que é uma oportunidade fantástica para que todos possamos conhecer a rica história de Portugal nesta matéria. Para o caso de não saberes, fomos um dos primeiros países do mundo a ter banda desenhada!

Assim, o museu de Beja vai reunir histórias de banda desenhada desde 1850 até à atualidade, com enfoque especial para tudo o que é português, claro. A primeira a ser publicada em Portugal é datada precisamente de 1850, e é da autoria de António Nogueira da Silva. De lá para cá, são vários os exemplos de autores “incríveis, com movimentos muito importantes no contexto da banda desenhada europeia e mundial, que, no fundo, dão corpo a uma história da banda desenhada riquíssima e com pouco paralelo noutros países da Europa”, refere o responsável pelo projeto.

O museu vai ter peças originais em exposição, mas a organização garante que não será um museu estático. Podes esperar “uma forte componente multimédia”, o acesso a Bedeteca de Beja (que será transferida para este espaço), bem como espaços de trabalho e galerias para exposições temporárias e para a promoção de ateliês, nomeadamente de banda desenhada, serigrafia e ilustração.

Na cidade de Beja já ocorre, todos os anos, um festival internacional de banda desenhada, sendo por isso um dos principais centros de banda desenhada em Portugal. Para já, ainda não foi avançada uma data para a inauguração deste museu.

[Foto: Keep it simple Make it fast @ Flickr]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trending

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3ExY3hNUW90YnZRIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==