Connect with us

Novidades

Matemática e Física: Alunos portugueses são dos melhores do mundo

Publicado há

em

Os resultados do estudo Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS) Advanced 2015 comprovam-no: Os estudantes portugueses são dos melhores do mundo nas áreas da Matemática e da Física.

As conclusões deste trabalho foram divulgadas pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), e Portugal ficou a apenas três pontos do 3º classificado, os Estados Unidos.

O TIMSS avalia os desempenhos dos alunos do último ano do Ensino Secundário, com base nos resultados em provas desenhadas especificamente para o estudo, e utiliza uma escala de classificação entre os 0 e os 1000 pontos, a mesma que é usada pela OCDE nos testes PISA. E Portugal, que participou pela primeira vez, conseguiu uma pontuação média de 482 pontos, imediatamente atrás da Federação Russa e dos Estados Unidos, que lograram 485 pontos.

Em 2º lugar desta lista ficou o Líbano, com 532 pontos, e em primeiro um sub-grupo de alunos da Federação Russa que frequenta um programa intensivo de Matemática, no qual têm pelo menos seis horas de Matemática semanais no currículo. Conseguiram um score de 540 pontos.

A Física, os alunos portugueses conseguem o 4º lugar, com 467 pontos, atrás da Noruega (507), da Federação Russa (508) e da Eslovénia (531).

No TIMSS Advanced 2015 participaram, com base num processo de amostragem aleatória, 56 mil estudantes – 32 mil em Matemática Avançada e 24 mil em Física – entre os quais 5.851 portugueses – 4.068 na prova de Matemática A e 1.783 na prova de Física.

[Fonte: Sapo 24]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade