Connect with us

Ciência & Tecnologia

Uma semana de Ciência e Tecnologia na UMinho

Avatar

Publicado há

em

De 23 a 25 de novembro, a Escola de Ciências da Universidade do Minho volta a abrir as suas portas aos alunos mais novos, na Semana da Ciência e Tecnologia!

Ao longo desta semana, os alunos dos ensinos pré-escolar, básico e secundário vão poder participar numa série de atividades em ambiente laboratorial, despertando-lhes o interesse e estimulando o prosseguimento de estudos em áreas científicas e tecnológicas.

Como? Através de demonstrações laboratoriais, palestras, workshops e visitas, todas elas de participação gratuita. Damos-te alguns exemplos:
O CEB da Escola de Engenharia da UMinho, em Braga, arranca na segunda-feira com uma visita guiada aos laboratórios, dando a conhecer o mundo da biotecnologia, desde a produção de bioetanol, o desenvolvimento de biofármacos até ao uso de microrganismos para tratamento de resíduos. O programa inclui ações variadas para os que desejam observar micróbios ao microscópio, produzir embalagens comestíveis com diferentes cores e sabores, montar uma célula de combustível microbiana e avaliar a corrente elétrica gerada, observar vírus que conseguem resistir a antibióticos e analisar fungos filamentosos a partir de técnicas cromatográficas. Na sexta-feira, os alunos terão a oportunidade de acompanhar o trabalho de um investigador, conhecendo alguns dos projetos mais relevantes do CEB e participando em experiências laboratoriais.
Está ainda prevista a visita de três cientistas às escolas secundárias da região, com o objetivo de sensibilizar os mais novos para a Ciência.

Já no CCVG, localizado no campus de Couros da UMinho, realiza-se um conjunto variado de atividades, incluindo uma mostra de robótica, uma feira com ações hands-on e um workshop de velas artesanais dirigido às famílias. No sábado, dia 26, a partir das 15 horas, o CCVG leva um conjunto de experiências à associação vimaranense “Casa da Criança”, destinada ao acolhimento temporário de menores vítimas de negligência ou abandono.

Em Braga, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, associa-se também à Semana da Ciência e da Tecnologia, com a iniciativa Ciência Acontece! – O mundo é dos pequenos!, que decorre no sábado, a partir das 10 horas da manhã.

O objetivo da Semana da Ciência e Tecnologia é aproximar estudantes e professores, do pré-escolar ao secundário, e o público em geral da Ciência que se faz em Portugal, mostrando-lhes o quotidiano dos cientistas e despertando-lhes o interesse por estas áreas do conhecimento. A Semana da Ciência e da Tecnologia decorre em vários locais do país, sendo coordenada pela Agência Ciência Viva, e obedece a inscrição prévia.

[Foto: Ciência Viva]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade