Connect with us

Novidades

Abrem hoje as candidaturas ao Prémio FAQtos 2017

Publicado há

em

O concurso do INOV-INESC e do Instituto Superior Técnico volta a desafiar os alunos do Ensino Secundário a desenvolverem projetos relacionados com a área das radiofrequências.

Pelo 4º ano consecutivo, o INOV-INESC e o Instituto Superior Técnico lançam o Prémio FAQtos 2017, um concurso nacional no âmbito do projeto português FAQtos. Com candidaturas abertas até 28 de outubro, o tema deste ano é “Aplicando as RF” e desafia os participantes a contribuir para a formação de uma consciência coletiva sobre os campos eletromagnéticos oriundos de fontes de telecomunicações, e os seus potenciais efeitos na saúde e no ambiente.

Os projetos (em formato protótipo, documentário, revista, página na Internet ou outro) serão desenvolvidos ao longo do ano letivo e submetidos a várias etapas eliminatórias, cujo calendário encontras aqui. A decisão sobre os melhores trabalhos caberá a um júri composto por representantes da Direção Geral de Educação, Direção Geral de Saúde, do IST e do INOV-INESC, que avaliará aspetos como a originalidade/inovação, a qualidade do relatório final e a integração no tema do Prémio FAQtos 2017.

Os três melhores projetos têm garantidos prémios entre os 500 e os 1500 euros, que incluem os professores orientadores e as respetivas escolas. Em edições anteriores, os projetos vencedores deram visibilidade à influência das radiofrequências no neurocomportamento de larvas de moscas da fruta, a um sistema microcontrolador que auxilia
invisuais a desviar-se de obstáculos, e a uma solução que mede, em tempo real, a pulsação e a temperatura corporal de um paciente em espera na triagem de um centro hospitalar.

As candidaturas estão abertas em www.faqtos.pt até 28 de outubro.

[Foto: Divulgação]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade