Connect with us

Novidades

Afinal, este ano há mais estudantes a candidatar-se ao Ensino Superior

Publicado há

em

Terminada a primeira fase de candidaturas, há mais 1349 alunos a querer entrar no Ensino Superior, face ao ano passado, num total de 49.655 estudantes.

Desde 2010 que não havia tantos alunos a candidatar-se à primeira fase de ingresso no Ensino Superior. São quase 50 mil alunos, que vêm assim pôr fim a uma quebra constante no número de estudantes a querer entrar para a universidade, que durava desde 2008.

Este aumento de 2,8% no número de candidaturas face ao ano passado é um bom sinal a todos os níveis, e essencial para que Portugal possa aproximar-se cada vez mais das metas com que se comprometeu: em 2020, 40% da população portuguesa entre os 30 e os 34 anos deverá ter uma formação superior.

De resto, apesar de o ensino universitário continuar a ser o mais escolhido pelos estudantes — em 2015, foi a preferência de quase dois terços dos alunos —, os cursos dos institutos politécnicos continuam a ser cada vez mais selecionados como primeira opção de entrada.

Para este aumento no número de candidaturas ao Ensino Superior, contribuem fatores como os resultados dos alunos nos exames do Ensino Secundário, bem como a melhoria progressiva das condições económicas da maioria das famílias.

Os resultados da 1ª fase de candidatura ao Ensino Superior serão conhecidos a 12 de setembro, e nesse mesmo dia começa a 2ª fase do concurso de acesso, à qual podem concorrer os estudantes que fizeram os exames nacionais do Secundário na 2ª fase, e cujos resultados foram conhecidos na semana passada.

[Fonte: Direção Geral do Ensino Superior]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade