Connect with us

Novidades

Os vencedores da X Mostra Nacional de Ciência

Publicado há

em

Uma ferramenta para ensaios clínicos na área das doenças neurodegenerativas valeu à Beatriz, à Mariana e ao Paulo o 1º Prémio no concurso.

FJ2A Fundação da Juventude elegeu os melhores jovens cientistas e investigadores na X Mostra Nacional de Ciência, ao longo de 3 dias. O projeto Neuro Teste, desenvolvido na Escola Secundária de Arouca pelas alunas Beatriz Gomes e Mariana Garcia, de 18 anos, e pelo aluno Paulo Castro, de 20, foi o grande vencedor e, nas palavras do júri, “é uma ferramenta inovadora que tem potencial aplicação na indústria farmacêutica, em estudos de neurotoxicologia ambiental e/ou de genética associada às doenças neurodegenerativas”.

Em 2º lugar ficaram dois projetos desenvolvidos na área da Química e na Escola Secundária de Azambuja. Um deles utiliza a biomassa de casca de banana para diminuir a concentração de corantes catiónicos e de metais pesados nos efluentes industriais, o outro determina a quantidade de cálcio biodisponível na casca de ovo de modo a criar um suplemento alimentar rico em cálcio, que supra as necessidades diárias de acordo com a idade.

O 3º lugar foi para um estudo que, desenvolvido nos laboratórios de ciências da Escola Secundária Júlio Dinis em Ovar, recorre a moscas para estudar os efeitos do Omeprazol na memória. Após os testes, os jovens demonstram existir possíveis efeitos de letargia ou confusão induzidos pelo consumo deste fármaco.

Os projetos que constituíram a X Mostra Nacional de Ciência podem ser consultados aqui, e podes saber mais sobre os projetos premiados neste link.

[Foto: Fundação da Juventude]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade