Connect with us

Guia de Acesso ao Ensino Superior

Bem-vindo ao Politécnico de Leiria: A tua primeira semana no Ensino Superior

Publicado há

em

Entrar no Ensino Superior é um passo importante para promover a tua autonomia e confiança, e uma ótima maneira de conheceres novas pessoas, culturas e locais. As experiências que te aguardam serão sem dúvida inesquecíveis, e vais levá-las contigo para toda a vida. São as aprendizagens que fazes nesta etapa que te vão ajudar a entrar com determinação e sucesso no mercado de trabalho.
Para muitos, a primeira semana no Ensino Superior constitui um grande desafio. Descobre tudo o que podes e deves fazer.

Checklist
– Antes de mais, deves configurar a tua nova conta de email, que será automaticamente criada;
– Trata de configurar o acesso ao Wi-Fi gratuito em todas as escolas, residências, cantinas e espaços do Politécnico de Leiria;
– Consulta online o teu horário, calendários e resultados de avaliações;
– Descansa, as tuas refeições estão facilitadas! Em qualquer campus, podes recorrer às cantinas e bares do Politécnico de Leiria;
– Procura informação sobre bolsas e apoios sociais nos Serviços de Ação Social;
– Também nos SAS podes saber mais sobre os Serviços Médicos, com diversas especialidades a preços reduzidos;
– És desportista? Nos SAS podes conhecer todas as modalidades desportivas disponíveis no Politécnico de Leiria, que vão desde o surf ao judo;
– O teu cartão de estudante dá-te descontos em diversos locais, como livrarias, restaurantes, ginásios, entre muitos outros serviços. Conhece-os em www.ipleiria.pt/protocolos;
– Consulta o Moodle para saberes se há novas informações e materiais disponibilizados pelos teus professores;
– Para saberes quais os livros e recursos disponíveis nas bibliotecas do Politécnico de Leiria não precisas de sair de casa. Basta consultares o catálogo online em www.ipleiria.pt/sdoc;
– Através do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) podes obter orientação e acompanhamento pessoal e social, apoio psicológico e orientação vocacional;
– Se sonhas com uma experiência internacional, e pretendes alargar os teus horizontes, estás no sítio certo! O Gabinete Internacional do Politécnico de Leiria ajuda-te a eleger a melhor opção! Informa-te em www.ipleiria.pt/internacional.

 


A tua agenda na Welcome Week:

– Ir à welcome session na tua nova Escola;
– Participar na walking tour para conhecer o teu campus;
– Ir ao peddy-paper pela cidade. Participa também na night run, para uma perspetiva noturna;
– Ir aos jantares de convívio para conheceres os teus novos colegas;
– Ir à Sunset Party do IPLeiria, para uma tarde de convívio com todos os novos estudantes!
Bem-vindo!


Conhece o IPLeiria
[row custom_class=””]
site_5
[/row]
[row custom_class=””]
site_6
[/row]


Serviços de Apoio ao Estudante

Os Serviços de Ação Social (SAS) do Politécnico de Leiria disponibilizam a todos os seus estudantes um conjunto de diversos serviços de apoio. O IPLeiria conta com 16 unidades alimentares, com refeições a preços reduzidos, 700 camas, Wi-Fi gratuita, entre outros. Têm ainda à sua disposição serviços médicos, com consultas de clínica geral, ginecologia/planeamento familiar, medicina dentária, medicina desportiva e do trabalho, e oftalmologia. Os SAS fomentam também a prática do desporto, com o apoio a diversas modalidades desportivas, como andebol, atletismo, futebol 11, futsal, surf, canoagem, hóquei em patins, entre muitas outras. Para além da atribuição de bolsas de estudo, o Politécnico de Leiria dispõe ainda do Fundo de Apoio Social ao Estudante (FASE), que em troca da colaboração voluntária dos estudantes em diversas áreas, fornece o apoio mais adequado às suas necessidades, em numerário e/ou espécie.
Através do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE), o IPLeiria oferece apoio psicológico e psicopedagógico, bem como orientação vocacional, e programas de formação. O Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), que se destina a todos os cidadãos com necessidades especiais e seus familiares, fomenta a utilização das TIC por todos, contribuindo para uma sociedade inclusiva, capaz de dar resposta às diferentes necessidades que a diversidade de indivíduos apresenta.
A Unidade de Ensino a Distância (UED) é especializada em soluções de e-learning e desenvolve cursos em diversas áreas. A plataforma UP2U (www.up2u.ipleiria.pt) é um dos projetos da UED que disponibiliza cursos online de livre acesso, em português e inglês, que podem ser realizados ao ritmo de cada um!


Hola, ni hao, olá, bonjour! Estudar no IPLeiria é uma experiência multicultural!

O Politécnico de Leiria é um campus global, que conta com uma comunidade de estudantes de mais de 60 nacionalidades. A internacionalização do IPLeiria permite aos seus estudantes estudar e aprender num ambiente multicultural e enriquecedor a vários níveis, já que tem mais de 700 estudantes estrangeiros a fazer estudos nas suas 5 escolas. Por outro lado, todos os estudantes têm a possibilidade de, através dos diversos protocolos estabelecidos com instituições de Ensino Superior estrangeiras, e de diversos programas de mobilidade, fazer um período de estudos, estágio ou formação fora do país.
+700 estudantes internacionais
+250 estudantes portugueses em mobilidade internacional
+60 nacionalidades
8 mestrados lecionados em inglês
+350 protocolos internacionais


A primeira semana no Politécnico de Leiria é assim!

Sunset Party
Aqui celebramos a tua chegada! Não há melhor forma de conhecer os novos colegas do que a trocar dois dedos de conversa na Sunset Party do Politécnico de Leiria. Nesta festa de boas-vindas que decorre ao final da tarde, pretende-se receber os novos estudantes nacionais e internacionais do Politécnico de Leiria e promover a sua integração. A animação é garantida ao som da música de Djs, e o ambiente informal e divertido permitir-te-á conhecer melhor os teus novos colegas. Diverte-te!

Como recebemos os caloiros?
A Associação de Estudantes tem um papel fundamental na integração dos novos alunos: dá as boas-vindas aos caloiros com uma semana dedicada a eles, normalmente com um tema – no caso do ano passado, Dentes de Leite. Nesta semana decorrem várias  atividades, com o intuito de integrar os estreantes na comunidade estudantil. O “rally tascas”, do qual fazem parte vários bares da cidade, e o peddy-paper, servem para levar os novos alunos a percorrerem a cidade, ficando a conhecer alguns dos seus locais mais emblemáticos. Outros momentos dessa semana são a “procissão do falo”, símbolo emblemático da cidade, o batismo do caloiro, e as festas que animam a noite durante toda a semana. Além de todas estas atividades, a Associação de Estudantes apoia e incentiva  os projetos de alunos, tentando dinamizar o semestre, a escola e a própria cidade.

Bruno Oliveira, Presidente da Associação de Estudantes da ESAD.CR
A praxe é facultativa!
As atividades de praxe são um bom modo de integração e de criação de laços de amizade. Contudo, lembramos que a praxe é facultativa, e que há limites que devem ser sempre respeitados. Consulta online o Código de Praxe do IPLeiria.

Sabe mais no site e na página oficial de Facebook do IPLeiria!

[Imagens: IPLeiria]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *