Connect with us

Ciência & Tecnologia

Prémio FAQtos: as melhores utilizações de radiofrequências

Avatar

Publicado há

em

São 10 os projetos escolares, de vários pontos do país, em competição na final do Prémio FAQtos.

É já no dia 9 de julho, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, que se realiza a final do “Prémio FAQtos 2016 – RF Sintoniza-te no Futuro!”. Os 10 grupos de alunos finalistas são responsáveis pelos melhores trabalhos sobre a utilização de radiofrequências, e vêm de locais tão diferentes como Santa Cruz das Flores, Vila do Porto, Funchal, Arouca (com 2 equipas), Oliveira de Azeméis, Penacova, Lisboa (também com 2 equipas) e Entroncamento.

Entre estes projetos estão um robot móvel para tarefas de busca e salvamento em locais de difícil acesso (o Rescue RaspPIBot), um sistema para leitura de pulsação e temperatura corporal de pacientes em ambiente hospitalar (Hospital Assistent System) e um avião auto-pilotado por radiofrequências que se propõe facilitar processos de condução (Drávia).

Para chegarem até aqui, estes jovens ultrapassaram as etapas eliminatórias do concurso, que começaram em novembro de 2015, e destacaram-se de um total de 28 grupos, 104 alunos e 20 escolas secundárias de todo o país. Terão agora a oportunidade de defender presencialmente o seu projeto perante o júri, e serão atribuídos prémios (entre os 500 e os 1500 euros) aos 3 melhores. Os professores orientadores e as escolas dos grupos que chegarem ao pódio também serão distinguidos.

O FAQtos desenvolve atividade na área da comunicação (através de ações de informação e divulgação), na medição de radiações eletromagnéticas e investigação, tendo por base o portal http://faqtos.pt.

[Foto: Organização]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *