Connect with us

Guia de Acesso ao Ensino Superior

“Organização, dedicação e empenho”

Publicado há

em

Para Jéssica Rosalino, estas são as chaves para o sucesso. A área da Multimédia sempre lhe despertou alguma curiosidade, o que a ajudou na hora de tomar uma decisão. Jéssica acredita que o Ensino Superior “não é nenhum bicho de sete cabeças”, e que com coragem e autoconfiança tudo se consegue!

IMG_1463Nome: Jéssica Rosalino
Universidade/Faculdade: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja
Curso/Ano: 3º ano de Educação e Comunicação Multimédia
Objetivo Profissional: Web Design

Porque é que escolheste esta área de formação? Que planos tens para o futuro?
Desde a minha infância que sempre me interessei por esta área, sempre tive alguma curiosidade pela multimédia. Quando tive de optar por um curso no secundário, tive pena em não ter seguido artes, pois não tinha essa opção na minha escola. No entanto, no Ensino Superior optei por um curso mais abrangente que me possibilitasse seguir pela minha área de maior interesse, e tive algumas referências de um familiar que me indicou esta instituição. Para já, o meu objetivo é concluir a licenciatura para mais tarde poder seguir mestrado na minha área de maior interesse – Design. Entretanto, irei tentar concorrer a trabalhos na minha área, os quais farei com toda a dedicação.

O que muda do Ensino Secundário para o Ensino Superior?
O Ensino Superior não é nenhum bicho de sete cabeças, tal como tentam fazer parecer no Ensino Secundário. Requer sim mais dedicação, organização e empenho. Os trabalhos são também de outro nível e não há tanto tempo livre como no Ensino Secundário.

Este curso dispõe de um enorme plano de estudos curriculares, o que nos possibilita aprender sobre várias temáticas, como imagem, vídeo e som, oferecendo-nos imensas saídas profissionais. Uma das mais-valias é ter incorporado um estágio curricular, que nos prepara para o mundo do trabalho.

O que precisaste de fazer para te adaptares ao mundo universitário? Quais foram as grandes diferenças que encontraste face ao secundário?
Não tive grande problema em adaptar-me ao mundo universitário, sendo que o que mais me custou foi nao estar, como habitual, perto da minha família e amigos, mas rapidamente isso passou. Já ia preparada psicologicamente e sabia que teria de ser organizada no meu dia a dia. Os métodos de trabalho e a exposição da matéria por parte dos professores são diferentes, daí ter a responsabilidade de gerir o meu tempo.

Que qualidades e competências consideras essenciais para ter sucesso na universidade?
Determinação, coragem, dedicação e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Com essas quatro qualidades conseguimos suceder, sempre com humildade e despidos de orgulho.

O que destacas no teu curso?
Este curso dispõe de um enorme plano de estudos curriculares, o que nos possibilita aprender sobre várias temáticas, como imagem, vídeo e som, oferecendo-nos imensas saídas profissionais. Uma das mais-valias é ter incorporado um estágio curricular, que nos prepara para o mundo do trabalho.

Que conselhos podes dar aos jovens que estejam indecisos na escolha desta área de formação?
Para aqueles que se sentem indecisos aconselho antes de mais a consulta de todo o plano de estudos, para se informarem sobre todas as cadeiras que irão estudar e para não serem apanhados desprevenidos. Devem perceber se é realmente esta a área que querem seguir no futuro e saber quais são as saídas profissionais e se vão de encontro ao que procuram. Foi um dos conselhos que me deram e realmente teve efeito! Antes de optarmos por uma área é necessário que não haja dúvidas, pois o futuro requer a melhor preparação possível do presente.

[Foto: cedida pela entrevistada]

[Esta entrevista é parte integrante do Guia de Acesso ao Ensino Superior 2016/17 da Mais Educativa, disponível para consulta aqui.]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade